Coimbra  26 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Sopas e arroz doce vão estar em destaque em Soure

26 de Abril 2019

A 5.ª edição do Festival de Sopas e Arroz Doce regressa ao pavilhão multiusos de Soure, até domingo (28), integrado nas comemorações de 25 de Abril do Município.

A participar neste evento gastronómico estarão as 10 freguesias e uniões de freguesias do concelho, representadas pelas suas associações e colectividades: Centro Social de Alfarelos (freguesia de Alfarelos); Centro Social de Malhadas (União das Freguesias de Degracias e Pombalinho); Centro Social e Cultural Sampedrense (freguesia de Figueiró do Campo); Comissão da Capela de São Bento – Carregosa (União das Freguesias de Gesteira e Brunhós); Grupo Folclórico e Etnográfico de Granja do Ulmeiro (freguesia da Granja do Ulmeiro); Associação Recreativa e Musical 04 de Abril de Carvalhal de Azóia (freguesia de Samuel); Deliciosas Diferenças (freguesia de Soure); Associação de Desenvolvimento Cultural e Desportivo da freguesia de Tapéus; Grupo de Pauliteiros de Vila Nova de Anços (freguesia de Vila Nova de Anços); Associação Cultural, Desportiva, Recreativa do Parque de São João (freguesia de Vinha da Rainha).

As sopas serão a especialidade, mas nas sobremesas o arroz doce terá um destaque especial. O evento promove, aliás, durante estes dias, um concurso para eleger o melhor arroz doce.

Hoje e amanhã (26), o festival estará aberto apenas a partir das 19h00, contudo, no fim-de-semana, as portas abrem às 12h00 e até às 23h00 e 21h00 (sábado e domingo, respectivamente).

A par do festival gastronómico, os sourenses e demais visitantes poderão, ainda, acompanhar a 1.ª Feira Nacional de Artesanato, que vai decorrer também este fim-de-semana, na tenda junto ao multiusos.

A Câmara de Soure organizou um programa vasto para este dias, nos quais pretende também celebrar Zeca Afonso, até por se assinalarem os 90 anos do seu nascimento em 2019. Assim, o cantautor será homenageado com o concerto “Por Terras do Zeca”, este sábado (27), pelas 21h30, no Multiusos Soure.

O espectáculo tem o custo de 10 euros e será antecedido pela apresentação do livro “José Afonso ao Vivo”, que conta com a presença do autor dos textos, Adelino Gomes, pelas 17h00, no salão nobre dos Paços do Concelho.