Coimbra  31 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Somos Coimbra” prepara eleições autárquicas com Carta de Princípios

7 de Outubro 2020 Jornal Campeão: “Somos Coimbra” prepara eleições autárquicas com Carta de Princípios

O movimento “Somos Coimbra” dá mais um passo na preparação das próximas eleições autárquicas com a elaboração da Carta de Princípios, onde se afirma aberto à colaboração com outros quadrantes políticos.

O “Somos Coimbra” (SC) refere que, a cerca de um ano das próximas eleições autárquicas, “as iniciativa têm-se multiplicado”, com o movimento “a atentar diariamente às questões concelhias e aos problemas das pessoas e instituições e a desenvolver trabalho de campo em todas as freguesias”.

“As tomadas de posição sobre as várias questões autárquicas que vão sendo discutidas e as centenas de propostas que o Somos Coimbra tem apresentado evidenciam o longo e consistente caminho que o Movimento tem feito nestes três anos de mandato – no Executivo Municipal, na Assembleia Municipal, nas várias Juntas e Assembleias de Freguesia”, considera o SC.

O mais recente passo no sentido de preparar o caminho para as autárquicas de 2021 foi a elaboração da Carta de Princípios do Movimento, um documento considerado “estruturante e balizador” e onde é referido que “este Grupo de Cidadãos Eleitores pretende, de forma independente e extrapartidária, continuar a contribuir para a resolução de problemas e para a criação de soluções que farão do concelho de Coimbra um local mais aprazível para os seus residentes e uma cidade mais atractiva para os que a procuram de novo, em nome e com a colaboração de todos os que já fazem parte da sua crescente base de apoio”.

Para o Somos Coimbra, “a concretização deste desígnio impõe a definição de um conjunto de princípios que devem orientar a participação de todos os apoiantes do movimento, porque neles se revêm”, com o SC a referir que “está aberto a colaborar com todos os quadrantes políticos que respeitam esta matriz de valores e objectivos.

Entre os vários princípios orientadores definidos, o movimento destaca:

«- O Grupo de Cidadãos Eleitores Somos Coimbra é um movimento assente numa forte consciência social e num desígnio de desenvolvimento de um concelho inteligente, inclusivo, humanista e progressista.

– O Grupo de Cidadãos Eleitores Somos Coimbra defende a igualdade perante a lei e o respeito por todos os direitos, liberdades e garantias constitucionalmente consagrados e plasmadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, repudiando veementemente toda e qualquer forma de discriminação e extremismo, nomeadamente por razão de fé, etnia, género ou condição social.

– O Grupo de Cidadãos Eleitores Somos Coimbra promove a modernização, a qualidade de vida e do ambiente, o dinamismo económico e perspectiva o concelho de Coimbra como um pólo nuclear promotor da coesão territorial e acelerador de uma grande área metropolitana regional.

– O Grupo de Cidadãos Eleitores Somos Coimbra contribuirá para a construção de uma sociedade solidária, para a diminuição das desigualdades e para a melhoria das condições de vida das pessoas».