Coimbra  19 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

‘Software’ desenvolvido da FCTUC utilizado em todo o mundo

17 de Junho 2019

Foi hoje anunciado que um novo ‘software’ para robôs colaborativos KUKA, desenvolvido na Universidade de Coimbra, já está a ser utilizado em empresas e universidades de todo o mundo.

Segundo a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), este ‘software’, que foi desenvolvido no laboratório de robótica colaborativa daquela da FCTUC, “já está a ser utilizado em grandes empresas, como é o caso do grupo BMW, na Alemanha, e em várias universidades de todo o mundo”.

“Kuka Sunrise Toolboox” é o nome dado ao novo ‘software’ que é de “licença livre e dispõe de mais de 100 funcionalidades, permitindo, por exemplo, o controlo dos movimentos do robô e guiamento manual de precisão”, conforme refere a FCTUC.

Mohammad Safeea, o principal investigador deste projecto, explica que “este software permite que um utilizador com conhecimentos básicos em robótica possa em poucas horas estar a operar um robô, não sendo necessário conhecimentos avançados e grandes tempos de adaptação ao equipamento”.

Já Pedro Neto, responsável pelo laboratório de robótica colaborativa da FCTUC, salienta que se “pretende que os robôs sejam acessíveis a qualquer pessoa, por isso, este ‘software’ é um contributo nesse sentido”, afirmando ainda que “este é um ponto-chave, considerando que os robôs colaborativos trabalham lado a lado com os humanos, por exemplo, em fábricas ou hospitais, e onde a interação com o equipamento é constante e contínua ao longo do dia”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com