Coimbra  26 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

SMUTC reforçam limpeza, desinfecção e linhas sofrem alterações

17 de Março 2020

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), no âmbito do ‘Plano de Contingência’ devido ao coronavírus estão a proceder a algumas medidas, nomeadamente, no reforço da limpeza e desinfecção dos autocarros, bem como se poderão verificar algumas perturbações na rede, lojas e parques de estacionamento.

As alterações vão incidir, sobretudo, nas linhas número 4; 7; 7T; 20/20T; 22; 28; 29; 31; 34; 38T; 43; 48; 49; 103 e Linha do Botânico.

Aplicando o ‘Plano de Contingência’ e devido à interrupção das actividades lectivas presenciais, entre 16 de Março a 13 de Abril, também se aplicarão os horários referentes ao período de ‘Férias Escolares’ na rede de transportes.

Já os parques de estacionamento e as lojas SMTUC, por serem “considerados essenciais, vão continuar a funcionar, sofrendo no entanto algumas alterações durante a corrente semana”, revelam os SMTUC.

Assim: estarão encerradas as lojas da praça da República e de S. José; já o Parque da Casa do Sal (ECOVIA II) terá acesso livre (a partir das 13h30).

Para além destas alterações nos seus serviços e instalações, os SMTUC também têm reforçado a limpeza e desinfecção dos seus espaços, seja com instalação de protecções nos balcões e de doseador com solução desinfectante no interior das lojas (que deve ser usada antes e após o atendimento); seja através de um pedido de colaboração dos utentes para que aguardem a sua vez no exterior das instalações e respeitem a distância recomendada aos restantes. Também nos autocarros estão a ser implementadas medidas extraordinárias complementares, com o intuito de reforçar a limpeza e desinfecção dos transportes públicos, instalando um doseador com solução desinfectante dentro dos autocarros, assim como o alojamento de barreiras de vidro nos balcões de atendimento das respectivas lojas SMTUC.

Será, ainda, instalada uma protecção em acrílico ou outro material no local do motorista; suspendida a venda de bilhetes a bordo; interdito o uso dos lugares mais próximos do motorista; impedida a utilização do botão “STOP”, devendo os passageiros informarem o motorista de que pretendem sair na próxima paragem ou o próprio condutor tomar a iniciativa; reduzida para metade a lotação de cada viatura, sendo da responsabilidade dos utilizadores garantir as recomendações de distanciamento social; distribuído um conjunto de protecção individual (composto por máscaras e luvas) a todos os motoristas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com