Coimbra  19 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

SMTUC vão ajudar na reintegração de ex-reclusos

9 de Maio 2018 Jornal Campeão: SMTUC vão ajudar na reintegração de ex-reclusos

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e o Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça (CPJ) assinaram, na passada semana, um protocolo de colaboração, cujo objectivo principal é a reintegração social e profissional de ex-reclusos.

A parceria entre as três entidades prevê a cooperação entre si, no sentido de proporcionar “formação prática em contexto de trabalho e estágios pós-formação profissional”, destinado a formandos e ex-formandos do CPJ, “uma experiência relevante de aquisição de competências profissionais, pessoais e sociais em contexto real de trabalho”, revelam os promotores do acordo.

Os responsáveis pelas instituições parceiras estiveram de acordo quanto à importância deste protocolo, que, consideram “irá contribuir, de modo determinante, para o sucesso da reintegração social e profissional dos abrangidos que, recorde-se, serão provenientes dos cursos do CPJ a decorrer nos Estabelecimentos Prisionais e Centros Educativos”.

Na cerimónia de assinatura do protocolo esteve Jorge Alves, presidente dos SMTUC e vereador da Câmara Municipal de Coimbra; Ana Elisa Costa Santos, directora do CPJ; além dos vereadores Regina Bento e Francisco Queirós, do director do Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC), Orlando Carvalho; e da diretora do Centro Educativo dos Olivais (CEO), Ângela Portugal. Dora Parada, adjunta da Direcção do EPC, e Carlos Salgado, coordenador do Centro Qualifica do CPJ, também marcaram presença.