Coimbra  14 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

SMTUC premiados por medidas de adaptação à pandemia e extensão da rede

14 de Maio 2021 Jornal Campeão: SMTUC premiados por medidas de adaptação à pandemia e extensão da rede

A Câmara Municipal de Coimbra, através dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), foi galardoada novamente nos Global Mobi Awards, na categoria “Cidades”.

O prémio pretende destacar os melhores projectos nacionais e entidades no sector da mobilidade inteligente, em 10 categorias diferentes.

O júri, constituído por jornalistas em representação dos mais importantes órgãos de comunicação social nacionais, académicos e representantes de associações e empresas, avaliou as 53 candidaturas, tendo considerado “muito importante” as medidas adoptadas pela Câmara Municipal de Coimbra, como o transporte especial para o Centro de Vacinação covid-19 e a extensão da rede dos SMTUC a novas freguesias do concelho, desde logo à zona norte.

“A candidatura de Coimbra realçou ainda a importância, para o levantamento das necessidades em termos de mobilidade das populações, da elaboração da Estratégia Municipal de Saúde e dos resultados da participação pública expressos no Perfil Municipal de Saúde, em que o eixo dos transportes públicos foi considerado como um dos mais relevantes para a qualidade de vida e para o consequente impacto na saúde pública”, disse a autarquia conimbricense.

Estes aspectos e o investimento do Município no transporte escolar, totalmente gratuito desde o Jardim de Infância até ao 12.º ano de escolaridade, foram realçados pela vereadora Regina Bento, também vogal do Conselho de Administração dos SMTUC, que recebeu o prémio, na quarta-feira (12), em Lisboa.

De referir que os Global Mobi Awards Prio são uma iniciativa das marcas de informação “Dinheiro Vivo” e “Motor24”, do Global Media Group, sendo a única nesta área a nível nacional.

O Conselho de Administração dos SMTUC considera que “esta conquista apenas foi possível graças ao empenho dos colaboradores dos SMTUC e à qualidade do seu trabalho, ainda mais relevante pelos momentos difíceis que se atravessam”. Neste sentido, “agradece toda esta colaboração que se tem verificado e que certamente se irá prolongar no futuro, estando este Conselho motivado para isso, naquilo que lhe possa competir”.