Coimbra  16 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

SMTUC: Informação em tempo real co-financiada pela UE

3 de Março 2017

O projecto “Informação em tempo real” dos Transportes Urbanos de Coimbra, candidato à obtenção de co-financiamento da União Europeia, vai alcançar comparticipação de 330 000 euros.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara conimbricense, os utilizadores dos SMTUC já estão a beneficiar de parte deste projecto, designadamente, através da colocação de novos painéis que disponibilizam informação acerca da oferta de transporte colectivo.

Trata-se de colocar 32 novos painéis electrónicos de informação ao público em tempo real, sendo que 12 já substituíram os primitivos. Dos 20 restantes, 15 destinam-se a serem instalados em novos locais, alimentados por energia solar, e cinco são de interior.

Os utentes dos Transportes Urbanos de Coimbra vão ainda beneficiar do sistema de informação visual disponibilizada em 40 painéis instalados no interior das viaturas, relativamente à designação da próxima paragem, aproveitando a informação em tempo real fornecida pelo SAE (Serviço de Apoio à Exploração) e que já é usada pelo sistema sonoro análogo.

A informação em tempo real no interior das viaturas passará, assim, a aliar a componente visual à sonora, beneficiando aqueles que tenham problemas auditivos.

Por último, será implementada uma plataforma de disponibilização de “dados abertos”, que inclui a informação em tempo real proveniente do SAE, possibilitando a sua utilização por outras entidades, para além de permitir a alimentação de aplicações que serão desenvolvidas por iniciativa dos próprios SMTUC, no âmbito desta candidatura, com realce para planeadores de deslocações em transporte público, incluindo os destinados a dispositivos móveis.