Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

SMTUC com mais oito autocarros e que homenageiam Miguel Torga

17 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: SMTUC com mais oito autocarros e que homenageiam Miguel Torga

Os seis dos oito autocarros apresentados, hoje, para reforçar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) têm uma imagem alusiva à evocação dos 25 anos da morte do escritor Miguel Torga.

Para o presidente da Câmara, Manuel Machado, além do reforço da frota dos SMTUC trata-se de homenagear um “transmontano firme e hirto, que se apaixonou por Coimbra, fez cultura com verticalidade e verdade, afrontando os que pensam que são donos da inteligência dos outros e foi um patriota assumido”.

Das 10 viaturas hoje apresentadas na Praça da República, num investimento superior a meio milhão de euros, oito são autocarros semi-novos – seis custaram 415 125 euros e dois 22 140 euros – uma é adaptada para serviço de transporte especial de passageiros com mobilidade reduzida (56 067 euros) e outra ligeira de mercadorias (10 455 euros) para servir o piquete de assistência à frota dos SMTUC.

Nos últimos seis anos a Câmara de Coimbra reforçou os SMTUC com 52 viaturas, sendo 36 autocarros, 14 mini-autocarros e duas carrinhas de transporte especial, num investimento de nove milhões de euros.

Refira-se que o Serviço de Transporte Especial, agora reforçado, é destinado a pessoas com mobilidade reduzida que não possam fazer uso das carreiras regulares de transporte público, nomeadamente as que utilizam cadeiras de rodas, funcionando em sistema de porta-a-porta.

Este serviço, que tem agora seis viaturas de nove lugares especialmente adaptados, efectua-se mediante reserva programada aos dias úteis e aos sábados, entre as 07h00 e as 20h30, na área do concelho de Coimbra.