Coimbra  20 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

SMTUC com circuitos especiais e alterações durante o cortejo

4 de Maio 2018 Jornal Campeão: SMTUC com circuitos especiais e alterações durante o cortejo

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão, como habitualmente, disponibilizar circuitos especiais nocturnos durante as ‘Noites do Parque’ da Queima das Fitas, bem como irão alterar os percursos de algumas linhas durante o cortejo dos Fitados, no domingo (06).

Entre hoje e a próxima sexta-feira (11) haverá dois circuitos especiais de transporte nocturno, com acesso gratuito para todos os estudantes, que irão ligar as imediações da praça da Canção a diversos pontos da cidade de Coimbra.

Circuito I
Parque Manuel Braga – avenida da Lousã – avenida de Urbano Duarte – avenida de Mendes Silva – rotunda da Quinta da Nora (Bombeiros Sapadores) – rua de D. Pedro Cristo – rua de Carlos Seixas – rua de Daniel de Matos – rua de Vasco da Gama – rua de Mouzinho de Albuquerque (B. N. Matos) – rua de Moçambique – Bandeiras – rotunda de Jorge Anjinho – rotunda da Solum – rua do General Humberto Delgado – rua dos Combatentes – Arcos do Jardim – praça da República – avenida de Sá da Bandeira – rua da Sofia – rua de João Machado – avenida de Fernão de Magalhães – avenida de Emídio Navarro

Horários

Parque de Dr. Manuel Braga
00h15 | 00h45 | 01h25 | 02h00 | 02h35 | 03h45 | 04h25 | 05h05 | 05h45
Bairro de Norton de Matos
00h25 | 01h00 | 01h35 | 02h10 | 02h45 (*) | 04h00 | 04h40 | 05h20 | 06h00 (*)
(*) Termina na Portagem

 

Circuito II
Avenida de João das Regras – avenida de Guarda Inglesa – Portugal dos Pequenitos – Santa Clara – Mesura – Póvoa – Covões – S. Martinho (rua da Bayer) – Cruzeiro – avenida Nova – Ladeira de S. Martinho – Escola Superior Agrária – Almegue – avenida da Guarda Inglesa – avenida de João das Regras

Horários

Avenida de João das Regras
00h30 | 01h00 | 01h30 | 02h00 | 02h30 | 03h30 | 04h00 | 04h30 | 05h00 | 05h30
S. Martinho do Bispo
00h40 | 01h10 | 01h40 | 02h10 | 02h40 | 03h40 | 04h10 | 04h40 | 05h10 | 05h40

 

No próximo domingo (06), após as 14h00, devido ao percurso do cortejo da Queima das Fitas, entre a “Alta” e a “Baixa” da cidade, os SMUTC irão alterar algumas das suas linhas.

Assim:

Linhas n.º 2F, 2T, 25 e 30F – Efectuam o seu ponto de horário no Palácio da Justiça, enquanto a rua da Sofia estiver interrompida ao trânsito.
Linha n.º 4 e 103 – A n.º 103, após as 14h00, suspende a circulação. A linha n.º 4, enquanto a rua da Sofia estiver encerrada ao trânsito, efectua percurso alternativo entre a Estação Nova e os Olivais, via rua de Aveiro, Conchada, Cruz de Celas, avenida de Afonso Henriques e rua de Santa Teresa. No regresso, circula pela avenida de Calouste Gulbenkian, Conchada, rua de Aveiro, Casa do Sal e avenida de Fernão de Magalhães.
Linhas n.º 5F e 5T – Percurso alternativo, enquanto a rua da Sofia estiver interrompida, entre a Pedrulha e a rua dos Combatentes (Jardim Escola), via Portagem. Com o impedimento de circulação na Portagem, circula entre o Palácio da Justiça e a rua dos Combatentes, através da Casa do Sal, rua de Aveiro, rua de António José de Almeida, Cruz de Celas, avenida de Afonso Henriques, rua de Miguel Torga e rua dos Combatentes (Jardim Escola), onde retomam o percurso habitual. No sentido inverso, efectuam circulação pela rua de Miguel Torga, rua de Pedro Monteiro, Cruz de Celas, avenida de Calouste Gulbenkian, rua de Nicolau Chanterenne e rua de Aveiro. A oferta será reforçada a partir das 13h20 (Parque).
Linha n.º 6 – Percurso alternativo entre os HUC e o Cimo de Fala, enquanto a rua da Sofia estiver interrompida. Na deslocação para os HUC, circula via ponte Açude, avenida de Fernão de Magalhães, rua de Aveiro, Conchada e rua de António José de Almeida. No regresso dos HUC, após a avenida de Afonso Henriques circula via rua de Santa Teresa, rua de Pedro Monteiro, Cruz de Celas, avenida de Calouste Gulbenkian, rua de Nicolau Chanterenne, rua de Aveiro, Casa do Sal, avenida de Fernão de Magalhães e ponte Açude.
Linhas n.º 7 e 7T – Percurso alternativo entre o Arnado e a rua de Lourenço Almeida Azevedo (praça da República), circulando alternativamente pelos percursos das duas carreiras. Com o impedimento de circulação na Portagem circula via Palácio da Justiça, ponte Açude, avenida da Guarda Inglesa, avenida de João das Regras, avenida de Inês de Castro, ponte Rainha Santa Isabel, avenida de Urbano Duarte e Ínsua dos Bentos, onde retoma o percurso habitual.
Linha n.º 9 – A viagem programada para as 19h15 (Parque), inicia na paragem da Ínsua dos Bentos.
Linha n.º 10 – Percurso alternativo, após as 15h00, a partir da rua de General Humberto Delgado, via S. José e rua do Brasil, com inversão de marcha no Palácio da Justiça. Com o impedimento da circulação na Portagem, inverte o sentido na Ínsua dos Bentos.
Linha n.º 14 – Passa a efectuar-se, a partir das 13h15, na Portagem, com uma frequência de 45 minutos. Efectua percurso alternativo, a partir da rotunda da Guarda Inglesa, pela ponte Açude, rua de Padre Estêvão Cabral, avenida de Fernão de Magalhães e Estação Nova.
Linha n.º 14T – Será reforçada, a partir das 13h50, à Beira Rio, com uma frequência de 18 minutos. Efectua percurso alternativo entre a Estação Nova, ponte Açude, avenida da Guarda Inglesa e avenida de João das Regras, onde retoma o seu percurso, na ida para S. Martinho do Bispo.
Linha n.º 18F e 23F – Com o impedimento da circulação na Portagem, efectua ponto de horário no Portugal dos Pequenitos.
Linha n.º 19T – Inverte o sentido no Arnado/Palácio da Justiça, enquanto a rua da Sofia estiver interrompida, e efectua percurso alternativo pela rua de Aveiro, rua de António José de Almeida, Cruz de Celas e rua de Lourenço Almeida Azevedo (praça da República), onde retoma o percurso habitual. A viagem com partida da Rocha Nova, às 15h10, circula pelos HUC e faz percurso alternativo pela Cruz de Celas, rua de Lourenço Almeida de Azevedo, rua de Nicolau Chanterenne e rua de Aveiro.
Linha n.º 24T – Percurso alternativo, enquanto a rua da Sofia estiver interrompida, com circulação apenas entre a Estação Nova e a rua dos Combatentes (Jardim Escola), via Vale das Flores. Com o impedimento de circulação na Portagem efectua circulação via Palácio da Justiça, ponte Açude, avenida da Guarda Inglesa, avenida de João das Regras, avenida de Inês de Castro, ponte Rainha Santa Isabel, avenida de Urbano Duarte e Ínsua dos Bentos, onde retoma o percurso habitual. Será reforçada a partir das 13h55.
Linha n.º 26 – As viagens das 17h00 e 19h05 (praça da República), efectuam um percurso alternativo até à Solum, via rua de Lourenço de Almeida Azevedo, Cruz de Celas, rua de Bernardo de Albuquerque, Olivais, rua de Sá Carneiro, Quinta da Maia e rua de Carolina Michaellis. No regresso de Chão do Bispo, a partir da rotunda da ACIC, a deslocação para a praça da República é efectuada via Circular Interna e avenida de Bissaya Barreto.
Linha n.º 27 – Não se desloca aos HUC e inverte o sentido no Palácio da Justiça, onde efectua ponto de horário, enquanto a rua da Sofia estiver interrompida. A viagem programada para as 19h45 inicia na praça da República, circulando pela rua de Aveiro.
Linha n.º 29 – Percurso alternativo na deslocação para os HUC, via avenida de Fernão de Magalhães, Casa do Sal, rua de Aveiro, Conchada (não efectua deslocação ao cemitério da Conchada) e rua de António José de Almeida, enquanto a rua da Sofia estiver interrompida.
Linha n.º 36F – Serviço entre o Palácio da Justiça e Ponte Eiras, enquanto a rua da Sofia estiver interrompida, com passagem nos dois sentidos pelo Bairro do Ingote. Na deslocação para os HUC, efectua percurso pela circular interna. No regresso dos HUC, em alternativa, circula pela rua de Aveiro. Será reforçada com partidas às 15h35 e 17h35 (Palácio da Justiça).
Linha n.º 38F – Percurso alternativo enquanto se mantiver o encerramento ao trânsito da Portagem e ponte de Santa Clara. Entre o Planalto de Santa Clara e o Pólo II da UC, circula pela Guarda Inglesa (percurso da linha nº 38) e, a partir do Portugal dos Pequenitos, pela avenida de João das Regras, avenida de Inês de Castro e ponte Rainha Santa Isabel. No regresso, inverte o sentido na Ínsua dos Bentos, seguindo para o Planalto de Santa Clara, via ponte Rainha Santa Isabel, avenida de Inês de castro e avenida de João das Regras, onde retoma o percurso.
Linha n.º 43 – A viagem das 18h25 tem início na Ínsua dos Bentos, seguindo para Almalaguês via ponte Rainha Santa Isabel.
Linha do Botânico – Não se efectuará durante todo o dia, por se encontrar encerrado o Jardim Botânico da UC e a circulação na zona estar condicionada.

Enquanto se mantiver encerrada ao trânsito a ponte de Santa Clara, as carreiras que habitualmente utilizam esta via, efectuam os seus percursos alternativos pela avenida de Fernão de Magalhães e ponte Açude.

As carreiras retomam o seu habitual percurso progressivamente, de acordo com as condições de circulação.