A Câmara de Coimbra vai disponibilizar acesso gratuito à Internet na frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos e quase quadruplicar os pontos de acesso da ‘rede wi-fi fixa Coimbra+’.
Para o efeito, a autarquia prevê adquirir um total de 220 novos ‘hotspots’ – 70 fixos e 150 para as viaturas dos SMTUC”.
Ao projecto de dotar os autocarros dos transportes colectivos de Internet e de aumentar a ‘rede fixa wi-fi Coimbra+’ corresponde um custo estimado em meio milhão de euros.
Coimbra desfruta, desde 25 de Abril de 2015, da rede wi-fi de acesso gratuito à Internet ‘Coimbra+’, dotada de 24 pontos de acesso, colocados essencialmente no centro da cidade, assinala a autarquia, sublinhando que, actualmente, esta rede conta já com mais de 130 000 utilizadores registados, sendo que os estrangeiros ultrapassam 24 por cento e os turistas rondam 30 por cento.
Com este projecto, o Município pretende “melhorar a qualidade” do serviço ‘Coimbra+’ e, ao mesmo tempo, alargar a sua “área de cobertura a outros locais de interesse cultural e turístico”, incluindo as sedes das uniões de freguesia e das antigas freguesias do concelho.