Coimbra  19 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

SMTUC: Abaixo-assinado por greve durante a “Queima”

26 de Março 2018

Um abaixo-assinado em prol de uma greve dos motoristas dos Transportes Urbanos de Coimbra por ocasião da Queima das Fitas (04 a 11 de Maio) foi posto, hoje, a circular, soube o “Campeão”.

A carreira profissional e as escalas de serviço são os motivos invocados para justificar a paralisação.

A Comissão de Trabalhadores dos SMTUC – Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra foi auscultada, há três meses e meio, pela Comissão de Trabalho do Parlamento, no âmbito do processo legislativo tendente à criação da carreira de agente único.

O presidente da Câmara conimbricense, Manuel Machado aludiu, em Dezembro, a “luz verde” para que muitos motoristas dos Serviços Municipalizados possam ver melhorada a respectiva situação.

Do ponto de vista do autarca e economista, há perspectivas de melhoria de carreira profissional para trabalhadores investidos, por ora, na categoria de assistentes operacionais e a auferirem mensalmente pouco mais de 500 euros.

Paula Pêgo, vereadora eleita pelo PSD, indicou, em recente sessão extraordinária da Câmara de Coimbra, que a carreira de assistente operacional com funções de agente único de transporte colectivo, por força da Lei nº. 12 – A/2008, foi absorvida nas carreiras gerais. Isso implica, de acordo com a jurista, que quando os SMTUC abrem um procedimento concursal têm de recrutar para a base de assistente operacional.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com