Coimbra  5 de Agosto de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Sítios Mágicos” regressa este fim-de-semana a Coimbra, Condeixa e Montemor-o-Velho

19 de Maio 2021 Jornal Campeão: “Sítios Mágicos” regressa este fim-de-semana a Coimbra, Condeixa e Montemor-o-Velho

Depois de uma semana de paragem, os “Sítios Mágicos” estão de regresso este fim-de-semana, dias 22 e 23 de Maio, a Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho.

O programa “Sítios Mágicos” vai decorrer com aulas de magia no Convento São Francisco, bem como espectáculos e visitas guiadas na Sala da Cidade, localizada na lateral do edifício dos Paços do Concelho de Coimbra, com entrada pela rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes.

Os mágicos que vão animar as sessões são Amelie e Mad Martin. A turma 1, da Escola de Magia de Coimbra, terá as suas últimas aulas no próximo fim-de-semana, na Sala Conventual do Convento São Francisco, entre as 09h00 e as 10h30. Estes alunos tiveram como “professores” os mágicos Luís de Matos, Jonathan Barragan, Rafael Titonelly, Adrian Conde, Dani Garcia e Nado Caneca, terminando então com Amelie e Mad Martin. No fim-de-semana seguinte, de 29 e 30 de Maio, terão início as aulas da turma 2, destinadas aos alunos do 9.º ao 12.º ano, matriculados nas escolas do concelho de Coimbra.

Em Condeixa, os espectáculos são no Palácio dos Figueiredos, às 11h00 e às 14h30, e em Montemor-o-Velho são no Castelo, às 14h30 e às 19h00.

As Escolas de Magia, com quatro turmas por município, são destinadas a alunos matriculados nas escolas dos respectivos concelhos, dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, sendo as inscrições limitadas a 10 alunos por turma. Apesar de todas as iniciativas serem gratuitas, é necessária reserva, através da Ticketline e a inscrição para as Escolas de Magia através do e-mail sitiosmagicos@luisdematos.pt .

O programa “Sítios Mágicos”, financiado por fundos europeus, garante uma programação cultural em rede, com direcção artística do mágico Luís de Matos e vai decorrer durante 12 meses. O evento tem como objectivo dar a conhecer o património, dinamizar o turismo interno e as economias locais, envolvendo de forma directa as populações em experiências artísticas e culturais.

Este é um contributo das câmaras municipais de Coimbra, de Condeixa-a-Nova e de Montemor-o-Velho para a retoma das actividades culturais, depois de um período de confinamento como medida de contingência para a pandemia da covid-19. A programação decorre em locais com forte ligação à história dos concelhos, com todos os espaços e equipamentos culturais a respeitarem as orientações da Direcção-Geral da Saúde e as regras previstas nos planos de contingência municipais.