Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Sítios Mágicos” continuam no próximo fim-de-semana

29 de Abril 2021 Jornal Campeão: “Sítios Mágicos” continuam no próximo fim-de-semana

A magia está de volta a Coimbra. O programa “Sítios Mágicos” arrancou no sábado passado, com os mágicos Cliff, Jonathan Barragan e Rafael Titonelly. O programa começou com as primeiras aulas, das primeiras turmas das Escolas de Magia, nas quais os “jovens mágicos” aprenderam alguns truques de magia, num ambiente descontraído e animado. Pouco depois das aulas, iniciaram os espectáculos de magia e as visitas guiadas aos locais que acolheram a iniciativa.

Em Coimbra, nos dias 24 e 25 de Abril, os Sítios Mágicos decorreram no Convento São Francisco, com as aulas de magia, visita guiada ao grande auditório e um espectáculo, tendo como pano de fundo a cidade e a sua Universidade. Os eventos, abertos ao público mediante inscrição pela Ticketline e realizados de acordo com as orientações da Direcção-Geral da Saúde e as regras previstas nos planos de contingência municipais, estiveram lotados.

Para o próximo fim-de-semana, há mais. As primeiras turmas das Escolas de Magia continuam com as suas aulas, às 09h00 de sábado e domingo, e haverá novas visitas guiadas e novos espectáculos, a partir das 11h00, com os mágicos Adrian Conde, Andrély e Dani Garcia. Em Coimbra os espectáculos e visitas guiadas serão no Convento São Francisco, mas desta vez na antiga igreja; em Condeixa-a-Nova no PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó; e em Montemor-o-Velho o ponto de encontro é em Tentúgal, na Praça do Rossio.

Recorde-se que as Escolas de Magia, com quatro turmas por município, são destinadas a alunos matriculados nas escolas dos respectivos concelhos, dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, sendo as inscrições limitadas a 10 alunos por turma.

Apesar de todas as iniciativas serem gratuitas, é necessária reserva, através da Ticketline e a inscrição para as Escolas de Magia através do e-mail sitiosmagicos@luisdematos.pt.

O programa “Sítios Mágicos”, financiado por fundos europeus, garante uma programação cultural em rede, com direcção artística do mágico Luís de Matos e vai decorrer durante 12 meses, com actividades totalmente gratuitas que incluem espectáculos de magia, visitas guiadas, escolas de magia e galas finais, em que terão oportunidade de se apresentar os alunos das várias turmas de magia. Um evento que tem como objectivo dar a conhecer o património, dinamizar o turismo interno e as economias locais, envolvendo de forma directa as populações em experiências artísticas e culturais.

Este é, assim, mais um contributo das câmaras municipais de Coimbra, de Condeixa-a-Nova e de Montemor-o-Velho para a retoma das actividades culturais, depois de um período de confinamento como medida de contingência para a pandemia da covid-19. A programação decorre em locais com forte ligação à história dos concelhos, com todos os espaços e equipamentos culturais a respeitarem as orientações da Direcção-Geral da Saúde e as regras previstas nos planos de contingência municipais.

Devido às contingências impostas pela evolução da pandemia, a programação actualizada vai estando disponível nos websites e redes sociais das autarquias e na página de Facebook dos “Sítios Mágicos”.