Coimbra  28 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Sítios Mágicos” com mais iniciativas em Coimbra, Condeixa e Montemor

19 de Junho 2021 Jornal Campeão: “Sítios Mágicos” com mais iniciativas em Coimbra, Condeixa e Montemor

“Sítios Mágicos” continua a ter destaque no programa cultural de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho, tendo para este fim-de-semana, (19 e 20), novos espectáculos protagonizados por mágicos internacionais.

A iniciativa terá nestes dias as últimas aulas de magia da Turma 2 a decorrerem no espaço “Cowork Pátio”, situado no edifício da ala central do Antigo Colégio das Artes, no Pátio da Inquisição.

Os espectáculos e as visitas guiadas também fazem parte do programa e, neste fim-de-semana, vão decorrer hoje no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra eamanhã na Casa da Escrita, com sessões às 14h30 e às 19h00. Em Condeixa, as sessões vão realizar-se nas Ruínas e Museu Monográfico de Conímbriga, às 11h00 e às 17h30, e em Montemor-o-Velho, na Praça do Rossio – Tentúgal, às 11h00 e às 14h30.

Recorde-se que as Escolas de Magia, com quatro turmas por município, são destinadas a alunos matriculados nas escolas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário dos respectivos concelhos. A iniciativa é gratuita, com as inscrições limitadas a 10 alunos por turma (inscrições: sitiosmagicos@luisdematos.pt). Brevemente serão abertas as inscrições para a Turma 3, cujas aulas decorrerão aos sábados e domingos, entre os dias 3 e 25 de Julho. Das quatro turmas de cada um dos municípios parceiros serão seleccionados alguns alunos para participarem nas Galas de Magia, que se vão realizar em Coimbra, Condeixa e Montemor, em Setembro.

O programa “Sítios Mágicos”, financiado por fundos europeus, garante uma programação cultural em rede, com direcção artística do mágico Luís de Matos e vai decorrer durante 12 meses, com actividades totalmente gratuitas que incluem espectáculos de magia, visitas guiadas, escolas de magia e galas finais, em que terão oportunidade de se apresentar os alunos das várias turmas de magia. Um evento que tem como objectivo dar a conhecer o património, dinamizar o turismo interno e as economias locais, envolvendo de forma directa as populações em experiências artísticas e culturais.

Devido às contingências impostas pela evolução da pandemia, a programação actualizada vai estando disponível nos websites e redes sociais das autarquias e na página de Facebook dos “Sítios Mágicos”.