Coimbra  7 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Site” da Câmara de Coimbra alvo de ‘hackers’ pró-Estado Islâmico

27 de Novembro 2016 Jornal Campeão: “Site” da Câmara de Coimbra alvo de ‘hackers’ pró-Estado Islâmico

O “website” (sítio da Internet) da Câmara Municipal de Coimbra foi “atacado”, hoje, pelos ‘hackers’ AnonGhost Team, visualizando-se a imagem deste grupo de “piratas informáticos” que tem sido particularmente inequívoco no apoio ao Estado Islâmico (ISIS) no Iraque e na Síria.

O ataque dos ‘hackers’ AnonGhost visou o “site” do Município de Coimbra (cm-coimbra.pt) e mais 10 ligados à Câmara: associativismocultural, citylogo, biblioteca, poemario, pisacc, geosocial, voluntariado, smartcoimbra, plh.cm e turismodecoimbra.

Os ‘hackers’ AnonGhost dizem ser uma Organização Não Governamental (ONG) sediada em Hyuga-shi, Miyazaki, Japão, e têm na respectiva página no Facebook uma mensagem de apoio ao recém-eleito Presidente dos EUA.

“Parabéns Trump, a AnonGhost Team apoia-te, porque queremos uma América diferente, com uma imagem real e também uma América diferente que não suporte a Arábia Saudita, uma América independente que é contra o Islão”, lê-se.

A equipa AnonGhost é um rede internacional de ‘hackers’ que tem como alvo os governos, ‘sites’ corporativos e privados em todo o mundo, a fim de chamar a atenção para a sua agenda extremista.

A capacidade da rede em atacar consistentemente os seus alvos com mensagens pró-terroristas e anti-semitas coloca-a na vanguarda de ameaças cibernéticas ideologicamente motivadas.

Durante vários anos, a atividade da AnonGhost tem envolvido, principalmente, a desfiguração de ‘sites’ com mensagens anti-ocidentais, anti-Israel e anti-semitas.

Nos últimos meses, a rede tem sido particularmente inequívoca quanto ao seu apoio ao Estado Islâmico no Iraque e na Síria (ISIS), declarando no seu perfil no Facebook: “Viva ISIS … apoiamos todos os mujahideens que defendem o Islã … apoiamos ISIS 100%!”.