Coimbra  24 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Sistema Smartwork começou a ser testado na Cáritas

6 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Sistema Smartwork começou a ser testado na Cáritas

O sistema Smartwork, que pretende potenciar o bem-estar e produtividade de trabalhadores com mais de 55 anos em contexto de escritório, começou a ser testado no dia 01 de Outubro.

Os primeiros utilizadores pertencem ao Centro Social São Pedro, equipamento da Cáritas de Coimbra em funcionamento no Bairro do Ingote, que irão testar e avaliar questões referentes à usabilidade, utilidade e fiabilidade do sistema proposto pelo projecto.

Este sistema piloto irá tirar partido de equipamentos tecnológicos, como o computador, câmara, rato e pulseiras inteligentes, e irá integrar todos os dados recolhidos numa plataforma ‘cloud’. A partir da análise dos dados recolhidos, o sistema permitirá melhorar o bem-estar, a capacidade funcional e cognitiva, e emitir sugestões de apoio que poderão usar para agilizar as tarefas dos trabalhadores. Por outro lado, esta inovação, no futuro, irá dar à entidade empregadora uma maior capacidade para melhorar a eficiência e a produtividade das suas equipas, com recurso a soluções de apoio à decisão e à gestão do trabalho. O acompanhamento do estado geral de bem-estar dos trabalhadores e a recepção de apoio complementar às tarefas informais de cuidado foram reveladas como uma preocupação dos familiares.

O projecto europeu Smartwork (financiado pelo Horizonte 2020) está a criar um sistema de Inteligência Artificial (IA), centrado nos trabalhadores 55+, capaz de contribuir para a sustentabilidade da sua capacidade de trabalho, e que permite: a participação activa e contínua de pessoas mais velhas na vida profissional; apoiar o envelhecimento activo e saudável dos trabalhadores de escritório mais velhos; monitorizar o bem-estar, o comportamento, o estado emocional e cognitivo dos trabalhadores; lidar melhor com as consequências do envelhecimento e do sedentarismo no trabalho; e gerar benefícios para os trabalhadores, seus empregadores e cuidadores.

Todas as informações sobre o Smartwork estão disponíveis em  https://caritascoimbra.pt/project/smartwork/.