Coimbra  8 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Sistema de cadastro simplificado implementado na Lousã

21 de Abril 2021 Jornal Campeão: Sistema de cadastro simplificado implementado na Lousã

A Câmara Municipal da Lousã avançou com a implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, através da instalação de um balcão de atendimento.

O denominado “eBUPi”, balcão físico e virtual, está em funcionamento nas instalações da Dueceira, na rua General Humberto Delgado n.º 21 (telefone 239 992 313, email ebupi@cm-lousa.pt).

Os cidadãos, ao recorrerem a este serviço, que contará com o apoio de uma equipa multidisciplinar da autarquia, têm a possibilidade de identificar gratuitamente as parcelas de terrenos rústicos e mistos de que são proprietários. Para além disto, será possível o registo de prédios e a consulta, actualização e impressão de informação em vigor sobre uma determinada parcela, através da Internet, em tempo real e a qualquer momento.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “este serviço assume uma importância muito relevante para que os proprietários de prédios rústicos e mistos possam mapear, entender e valorizar as suas propriedades.”

Para o autarca esta é, também, uma ferramenta importante para que a autarquia possa conhecer melhor o território, sendo um importante instrumento de apoio à decisão em áreas como o ordenamento territorial e, também, florestal.

Esta é uma ferramenta integrada que comunica com todas as bases de dados e aplicações que contêm informações prediais, constituindo-se como a plataforma de articulação do cidadão com a Administração Local e a Administração Central no âmbito do cadastro predial.

De referir que a implementação deste sistema de gestão de territorial decorre da candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) ao Programa Operacional Regional CENTRO 2020, com o valor global de 3 milhões de euros.