Coimbra  5 de Agosto de 2021 | Director: Lino Vinhal

 

Sistema de Bicicletas Partilhadas da Mealhada está disponível para a comunidade

28 de Junho 2021 Jornal Campeão: Sistema de Bicicletas Partilhadas da Mealhada está disponível para a comunidade

O Sistema de Bicicletas Partilhadas da Mealhada, “BipeBipe”, já está ao serviço da população.

De acordo com o Município, os mealhadenses podem utilizar as bicicletas de forma “simples e gratuita”, devendo registar-se na secretaria da Câmara Municipal, no Posto de Turismo da Mealhada ou no Centro de Interpretação Ambiental. Após o registo, será atribuído ao utilizador um cartão, com o prazo de validade de um ano, que permite desbloquear a bicicleta. Cada utilização decorre por um período máximo de duas horas, seguido de 30 minutos de paragem obrigatória para novo uso.

Actualmente, há duas as estações de parqueamento com bicicletas disponíveis – uma localizada junto à Câmara Municipal da Mealhada e outra junto ao Centro de Interpretação Ambiental, no Parque da Cidade.

De referir que este sistema esteve em fase de teste, com utilização por parte de alunos de escolas do concelho, mas passa agora para o uso de toda a comunidade.

Enquadrado nesta temática da mobilidade e no âmbito da Pacto de Autarcas 2030 e na Estratégia de mobilidade sustentável da Região de Coimbra, surgem as “BipeBipe”, que integra uma estratégia de sustentabilidade alargada que abrange várias vertentes – o uso de sistemas que permitem a diminuição do consumo de recursos e o aumento da eficácia da sua utilização; a exploração do conceito multimodal de deslocações urbanas com a optimização da utilização da bicicleta (deslocações mais amigas do ambiente); a mudança de estilos de vida; o conhecimento; o avanço tecnológico; a melhoria da qualidade ambiental de todos os cidadãos (local e globalmente).

“É um sistema piloto de bicicletas partilhadas que estamos a implementar no sentido de criar uma cidade para as pessoas, promovendo a utilização de meios de transporte mais amigos do ambiente e estilos de vida saudáveis”, disse Rui Marqueiro, apelando a que a população experimente as “BipeBipe”.

O sistema de bikesharing colaborativo, que envolve a autarquia, as escolas locais, as empresas, as associações, experts da bicicleta e a comunidade em geral, é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do “Mealhada Bike Lab – laboratório da bicicleta”, financiado pelo Fundo Ambiental no projecto “Mealhada +: educação, bicicleta e sustentabilidade”.