Coimbra  26 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

SHINE 2Europe e Santa Casa de Seia juntos na literacia ambiental de 55+

13 de Maio 2022 Jornal Campeão: SHINE 2Europe e Santa Casa de Seia juntos na literacia ambiental de 55+

A SHINE 2Europe e a Santa Casa da Misericórdia de Seia formalizaram a sua colaboração no âmbito de projectos internacionais, especialmente direccionados para adultos mais velhos.

Actualmente e durante os próximos dois anos, os profissionais e utentes da Santa Casa da Misericórdia de Seia irão participar no projecto internacional GreenerAge, a convite da SHINE, para juntos promoverem o envolvimento e capacitação de adultos 55+ no combate às alterações climáticas, reduzindo o impacto ambiental no seu dia-a-dia.

O GreenerAge é um projecto Erasmus+ liderado pela Finlândia, com parceiros da Alemanha, Países Baixos, Polónia e Portugal e que irá desenvolver uma plataforma digital de aprendizagem para melhorar a literacia ambiental e digital de pessoas com mais de 55 anos. Nesta plataforma estarão disponíveis ferramentas e conteúdos interactivos, um compêndio, um manual para formadores e recomendações políticas sobre o tema.

O parceiro oficial de Portugal neste consórcio internacional é a SHINE 2Europe, uma empresa da região Centro que tem como objectivo a promoção de comunidades mais inclusivas.

Carina Dantas, directora executiva, refere “é muito importante envolver as entidades da sociedade civil, como a Misericórdia de Seia, em projectos inovadores, e estabelecer pontes com regiões do interior do nosso país, que está tantas vezes sub-representado. A investigação não pode ficar presa nos livros ou nas instituições, tem que chegar aos cidadãos. A equipa da Misericórdia é muito dinâmica e estamos entusiasmados por fortalecer esta colaboração, neste projecto e outros que virão.

“Também são parceiros associados deste projecto em Portugal a Ordem dos Engenheiros (Delegação do Centro) e o ITECONS.

A Santa Casa da Misericórdia de Seia, na pessoa do seu provedor, Paulo Caetano, entende que este tipo de projectos e parcerias são muito importantes, pois desenvolvem competências e conhecimentos a vários níveis, desde os destinatários – as pessoas com mais de 55 anos e ao mesmo tempo, os colaboradores da Instituição, por forma a promover a alfabetização sobre as mudanças climáticas e a consciencialização ambiental.

Nos próximos dois anos, a Santa Casa da Misericórdia de Seia irá contribuir para este projecto através da realização e aconselhamento sobre o planeamento de conteúdos, do feedback sobre os conteúdos nas diferentes fases, do apoio na realização de workshops e entrevistas e recolha de opiniões e necessidades dos utilizadores.