Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra tem novo projecto inovador

13 de Maio 2021

Os Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC) vão recebem hoje (13), pelas 12h30, no Restaurante do Estádio Universitário, um dístico do projecto Green Grease e um diploma da Quercus.

As distinções, que reconhecem uma parceria da instituição com a empresa EcoXperience, no âmbito de um projecto inovador de economia circular, vão ser entregues numa cerimónia com a presença do vice-Reitor da UC para a Qualidade, o Desporto e os Serviços de Acção Social, António Figueiredo, e do Administrador dos SASUC, Nuno Correia.

O Green Grease é um projecto inovador de economia circular, que promove a recolha de óleos alimentares usados com o intuito de serem reaproveitados para a produção de detergentes ecológicos (inovadores a nível mundial e desenvolvidos na UC). Estes são, posteriormente, vendidos aos SASUC, com contrapartidas financeiras decorrentes da quantidade de óleo alimentar disponibilizado – fechando, desta forma, o circuito. A recolha, transformação e venda são da responsabilidade da EcoXperience, empresa que que se tem destacado pelas acções ecológicas para minimização da acção poluente do óleo alimentar usado.

Actualmente, fazem parte deste projecto as unidades alimentares dos SASUC Restaurante Estádio Universitário e Cantina Amarelas, que serão ambas distinguidas com o dístico Green Grease, recebendo os SASUC e a EcoXperience o diploma da associação ambientalista Quercus pelo trabalho desenvolvido.