Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Serpins lança repto para investimento com início do Metro

27 de Abril 2024 Jornal Campeão: Serpins lança repto para investimento com início do Metro

“O Metro começa aqui, invista em Serpins”, é uma ideia que surgiu do Executivo da Junta desta Freguesia do concelho da Lousã, que colocou recentemente um outdoor, junto à rotunda D. Manuel I.

O principal objectivo desta iniciativa passa por apelar aos empresários ou a título individual que invistam na freguesia. Segundo o presidente da Junta de Freguesia, Paulo Simões, “temos como exemplo a empresa EFAPEL que investiu na freguesia e actualmente tem cerca de 500 trabalhadores”. “Este é um exemplo que em Serpins temos qualidades em diversas sectores e com a chegada do MetroBus será certamente um contributo para revitalizar a economia local e também aumento de população”, refere, acrescentando que “é desejo do executivo serpinense ver crescer a habitação, o comércio local, a restauração e a indústria”.

Refira-se que o Sistema de Mobilidade do Mondego terá uma extensão de 42 quilómetros, ligando Serpins, Lousã a Coimbra, tendo previsto o início do seu funcionamento no final de 2024.

Situada nas margens do rio Ceira, a cerca de 9 quilómetros da vila da Lousã, a freguesia de Serpins é um dos mais antigos aglomerados populacionais do concelho.

Dispõe de uma Escola pública de 1.º Ciclo do Ensino Básico e de jardim-de-Infância, Bombeiros, CTT, farmácias, minimercados, multibanco, talho, restauração, posto combustível, serviços e industria. Além disso, a freguesia é rica em colectividades desde o desporto à cultura.

A nível de lazer, a titulo exemplificativo, a freguesia dispõe de parque de merendas situado no complexo da Praia Fluvial da Senhora da Graça, a garganta do Cabril, Açude do Boque, os baldios do Sobral que contemplam espécies com décadas de história bem como paisagens sobre a freguesia.

No que respeita ao alojamento, na Freguesia está instalado um Parque de Campismo e várias unidades de alojamento local.