Coimbra  5 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Seminário “Menopausa na Ponta da Língua: Desmedicalizar para Vencer” em Coimbra

9 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Seminário “Menopausa na Ponta da Língua: Desmedicalizar para Vencer” em Coimbra

No dia 11 de Janeiro, a partir das 16h00, a presidente da VIDAs – Associação Portuguesa de Menopausa, Cristina Mesquita De Oliveira, apresentará o seminário “Menopausa na Ponta da Língua: Desmedicalizar para Vencer”. O evento terá lugar na sala 1 das instalações do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, no Colégio de S. Jerónimo.

Com um enfoque na autodeterminação e na centralidade da experiência das pessoas em menopausa, a palestra contará com o comentário de Rosa Monteiro, investigadora do CES e ex-secretária de Estado da Cidadania e Igualdade no período de 2017 a 2022.

O seminário faz parte dos projectos de investigação “REMEMBER – Vivências de Pessoas LGBTQ Idosas no Portugal Democrático (1974-2020)” e “TRACE – Tracing Queer Citizenship over Time: Ageing, ageism and age-related LGBTI+ politics in Europe”. Esses projectos concentram-se no envelhecimento e diversidade sexual, sendo financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Conselho Europeu de Investigação, ambos coordenados pela investigadora do CES, Ana Cristina Santos. O evento é de entrada livre.