Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Seminário Internacional quer ajudar na promoção da inclusão no desporto

18 de Fevereiro 2019

Maria João Campos e José Pedro Ferreira, da FCDEF; Luís Santarino, presidente da ABC; e Marco Rodrigues, da Associação Olhar 21

 

O I Seminário Internacional Inclusão pelo Desporto – Experiências e Desafios” vai realizar-se, nos próximos dias 22 e 23 de Fevereiro, e traz até Coimbra dois especialistas internacionais na área do desporto de inclusão.

A iniciativa partiu da Associação Olhar 21, no âmbito do seu projecto “Basquetebol Inclusivo Trissomia 21”, em vigor desde 2011, e que tem por objectivo “melhorar as capacidades cognitivas e físicas e, simultaneamente, promover a inclusão desportiva dos portadores de Trissomia 21”, explicou o representante da instituição, Marco Rodrigues. Como parceiros deste evento estão a Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC) e também a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra.

A ideia foi unir esforços em torno de um objectivo comum que é a inclusão no desporto, proporcionando assim “um espaço de partilha de conhecimento e experiências”, num seminário “diferente do habitual”, sublinhou.

Durante dois dias, vários especialistas vão abordar temas relacionados com a inclusão e o desporto, com especial destaque para oradores internacionais: Aija Klavina, da Letónia, e Ariel Villagra, de Espanha.

Para José Pedro Ferreira, sub-director da FCDEF, este é um desafio “muito importante porque decorre da necessidade, cada vez maior, de abertura da Universidade de Coimbra, à sociedade civil e às suas instituições”, sublinhando que esta é, também, uma “oportunidade para se divulgar aquilo que se faz na UC, quer na investigação como na formação de profissionais”.

A parceria entre estas três entidades proporciona “benefícios mútuos, novas oportunidades e experiências”, para os alunos das licenciaturas e do mestrado mais direccionado para esta área, esperando o responsável que tal volte a acontecer “futuramente ou até periodicamente, caso o balanço final seja positivo e os parceiros assim o entendam”, referiu José Pedro Ferreira, deixando na dúvida a possibilidade de se “alargar o teor do seminário a outras áreas do desporto”.

Luís Santarino, presidente da ABC, corrobora as palavras do co-organizador, com o “desejo de que todas as modalidades desportivas se pudessem envolver”.

Para o responsável, o importante não é apenas o basquetebol, mas o desporto em si, bem como a integração dos “atletas e jovens, que são diferentes mais iguais a todos os outros”.

Outra das particularidades deste seminário é o facto de aliar a componente teórica a uma mais prática, proporcionando aos participantes aprenderem com as conferências, mas também, na prática das próprias modalidades, através de ‘workshops’. Na vertente teórica há a possibilidade de submeter projectos ou artigos de investigação para que sejam apresentados ao público.

O seminário tem início esta sexta-feira (22), a partir das 14h00, na FCDEF, e na sessão de abertura irá contar com as presenças dos organizadores; de um representante da Câmara Municipal de Coimbra; do Gabinete de Desporto da UC; do vice-presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Fausto Pereira; e do secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo.

O primeiro dia será mais teórico e com conferências e mesa-redonda, já o segundo dia terá conferências, nova mesa-redonda e, também, a vertente prática, da parte da tarde, com demonstrações de polybat, hóquei, padel e actividades inclusivas, além da apresentação da equipa Olhar 21 Basket.

As inscrições estão abertas até quinta-feira (21), via Internet, na página da FCDEF ou ABC, bem como no Facebook.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com