Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Seminário de Coimbra com exposição “Santos da casa [não] fazem milagres”

11 de Junho 2023 Jornal Campeão: Seminário de Coimbra com exposição “Santos da casa [não] fazem milagres”

No próximo dia 13 de Junho (terça-feira), às 18h00, na Oficina-Museu Nunes Pereira, no Seminário Maior de Coimbra, será inaugurada a exposição temporária “Santos da casa [não] fazem milagres”.

“O dia escolhido para a inauguração tem a ver com o dia da Festa de Santo António, que normalmente dizemos de Lisboa, mas também é de Coimbra. Trata-se do Santo português mais conhecido no mundo”, refere o Seminário.

Nesta exposição, os organizadores pretendem valorizar vários aspectos:

– Continuar a dar a conhecer as inúmeras obras do padre-artista Monsenhor Nunes Pereira (apresentaremos algumas inéditas);

– Em ligação com a Jornada Mundial da Juventude 2023 destacar os Santos Patronos escolhidos pela Diocese de Coimbra – São Teotónio, Santos António, Rainha Santa Isabel e Santo Agostinho.

A disso, o Seminário terá novamente em exposição, de modo mais permanente, a obra maior de Monsenhor Nunes Pereira – Os Contos de Fajão -, que são constituídospor 23 quadros xilogravados da sua autoria.

A exposição contará, também, com a presença de algumas peças do escultor Rui Nóbrega, que se associou a esta iniciativa, com algumas das suas peças em escultura, alusivas à temática São Joaquim, Santo António e São Francisco e Nossa Senhora do Ó.