Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Semana do Cabrito em Condeixa-a-Nova decorre em 16 restaurantes

6 de Maio 2022 Jornal Campeão: Semana do Cabrito em Condeixa-a-Nova decorre em 16 restaurantes

Dezasseis restaurantes participam na 9.ª Semana do Cabrito de Condeixa-a-Nova, desta sexta-feira ao dia 15, iniciativa com que a Câmara Municipal pretende valorizar a gastronomia e dinamizar a economia local.

“Desde a primeira edição, queremos criar uma simbiose que seja uma mais-valia para os vários sectores da economia do concelho e que possa dar dinâmica à nossa restauração”, referiu o presidente da autarquia, Nuno Moita, na apresentação da iniciativa.

Durante 10 dias, os apreciadores “têm oportunidade de consumir a um preço mais controlado” a iguaria que a organização do evento promove como “o melhor cabrito assado de Portugal!”.

“À partida, a Câmara financia 10 cabritos por restaurante, cerca de 66 quilos, além de oferecer diariamente 25 escarpiadas a cada um”, explicou Nuno Moita, indicando que os estabelecimentos aderentes irão praticar um preço único de 15 euros por refeição (refeição, bebida e escarpiada) no período do festival Sabores de Condeixa – Semana do Cabrito, contra 13 euros em 2019, antes da actual pandemia.

A escarpiada é um doce à base de massa de pão, açúcar amarelo, azeite e canela produzido por várias padarias do concelho.

Além desta sobremesa tradicional e de uma dose de cabrito assado no forno, a refeição inclui as entradas e a bebida.

“Este é um evento que mexe com vários sectores da economia local, em que as pessoas podem comer cabrito a um preço mais baixo do que no resto do ano. Queremos primar pela qualidade do serviço”, salientou o autarca.

No final da refeição, os comensais recebem ainda um brinde e “são convidados a preencher um pequeno formulário”, fazendo assim uma avaliação pessoal da qualidade do prato degustado.

Em cada casa da especialidade, o voto introduzido numa urna contribuirá para encontrar o primeiro classificado entre os restaurantes, ao qual será atribuído o prémio “Cabrito de Ouro” no ano seguinte.

Devido à pandemia da covid-19, a Semana do Cabrito não se realizou em 2020 e 2021. O presidente da Câmara revelou que o vencedor de 2019 foi o restaurante “O Filipe”, de Sebal, em território da actual União das Freguesias de Sebal e Belide.

Feira do Queijo Rabaçal

Coincidindo com a Semana do Cabrito, Condeixa vai receber, no fim-de-semana de 14 e 15 de Maio, a 32.ª edição da Feira do Queijo Rabaçal, integrada na ExpoSicó que inclui também a Mostra de Vinhos Terras de Sicó, a Mostra de Azeite e Mel Serra de Sicó, a Exposição de Cerâmica Artística e a Mostra de Folclore da Serra de Sicó.

A apresentação deste evento, que se realiza rotativamente pelos Municípios da sub-região de Terras de Sicó e que também não se efectuou em 2020 e 2021, coube ao presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge, e a David Leandro, secretário executivo da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó.

Esta edição da ExpoSicó contará com 50 expositores, incluindo 10 queijeiras da zona do Rabaçal, cinco produtores de vinhos e stands de ervas aromáticas, produtos de chícharo, doçaria, enchidos, cerâmica, entre outros produtos.

O presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita, aproveitou a ocasião para fazer um pedido à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no sentido de a romanização ser uma vertente a incluir no financiamento dos programas do Portugal 20/30, o próximo quadro comunitário de apoio.

No sábado, dia 14, a ExpoSicó incluirá, pelas 10h45, o XIX Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal, com desfile das confrarias com os seus estandartes, desde a Câmara Municipal de Condeixa até ao Museu PO.RO.S. Neste espaço decorrerão as V Jornadas da Serra de Sicó (14h30), será inaugurada (18h00) uma exposição de estudantes de Arquitectura da Universidade de Coimbra no âmbito da Rede de Aldeias do Calcário, terminando com a promoção de produtos da Serra de Sicó e animação.

A ExpoSicó decorrerá no domingo, 15 de Maio, no centro de Condeixa-a-Nova, a partir das 8h00, com a sessão solene de abertura da 32.ª Feira do Queijo Rabaçal marcada para as 11h00. À tarde, pelas 15h00, realizar-e-à o 32.º Festival de Folclore da Serra de Sicó.