Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Semana da Floresta em Cantanhede promove consciencialização ambiental

18 de Março 2024 Jornal Campeão: Semana da Floresta em Cantanhede promove consciencialização ambiental

Durante esta semana e até ao próximo sábado, dia 23 de Março, decorrerão diversas acções de sensibilização no Município de Cantanhede no âmbito da Semana da Floresta. Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, surge em comemoração ao Dia Internacional das Florestas (21 de Março) e é delineada a partir de um programa elaborado pelo Gabinete Técnico Florestal. Mais de 300 alunos dos vários níveis de ensino estão envolvidos nestas actividades.

Sob o tema “Florestas e Inovação: Novas Soluções para um Mundo Melhor”, o objectivo é destacar o papel da tecnologia e inovação na preservação dos ecossistemas florestais, enquanto se promove a reflexão sobre a importância da floresta e os cuidados que ela requer.

A exposição “Viver a Floresta” já está em exibição nos claustros dos Paços do Concelho de Cantanhede até ao dia 22 de Março, aberta ao público durante o horário de funcionamento dos serviços municipais. Composta por exemplares de espécies autóctones, exóticas e invasoras presentes no concelho, a exposição destaca que a floresta é um ecossistema complexo, habitado por uma vasta diversidade de seres vivos.

As actividades iniciaram-se hoje com a iniciativa “Chorão, Não!”, que visa o controlo de plantas invasoras na Praia da Tocha, com a participação dos alunos do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Tocha.

Nos próximos dias, alunos de diversas escolas locais terão a oportunidade de explorar a biodiversidade local, aprender sobre a importância da protecção florestal e participar em acções de plantação de espécies autóctones. As actividades estão alinhadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, com destaque para Produção e Consumo Sustentáveis (ODS 12), Acção Climática (ODS 13) e Proteger a Vida Terrestre (ODS 15).

A semana culminará no sábado, com uma actividade aberta à população dedicada à segurança na realização de queimas de amontoados, na Tocha.