Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Semana da Ciência e Tecnologia celebrada no Centro de Neurociências e Biologia da UC

17 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Semana da Ciência e Tecnologia celebrada no Centro de Neurociências e Biologia da UC

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) vai juntar-se às comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia, que este ano decorre de 22 a 27 de Novembro.

Durante os respectivos dias, vão ser realizadas várias iniciativas de comunicação de ciência, como visitas a escolas e eventos públicos. As visitas incluem jogos, palestras e actividades realizadas presencialmente ou em formato online. Um dos jogos em particular, o “Sleep ID”, é uma das novidades em destaque nas visitas a escolas. Este é um jogo sobre o sono, desenvolvido por investigadores do CNC que visa a promoção de hábitos de sono saudáveis.

A Semana da Ciência e Tecnologia “constitui um momento anual único de comunicação de ciência em que muitos investigadores estão dedicados à promoção da literacia e cultura científica envolvendo diferentes públicos”, sublinha Sara Varela Amaral, coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência do CNC-UC.

Durante esta semana – no Dia Nacional da Cultura Científica, na quarta-feira, dia 24 – vai ser dinamizado o evento online “Brain Gain – À Descoberta das Neurociências”. Este projeto foi um dos premiados no âmbito da iniciativa de Promoção da Cultura Científica da UC, promovido pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar. O “Brain Gain – À Descoberta das Neurociências” é um projecto de comunicação de ciência que une investigadores e comunicadores de ciência de três centros de investigação da Universidade de Coimbra – o CNC-UC, o Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) –, tendo como objectivo “promover e valorizar a investigação em Neurociências realizada em Portugal e, acima de tudo, inspirar estudantes do ensino secundário e superior a seguirem carreiras na área”, explicam as coordenadoras do projecto, Catarina Seabra e Mariana Laranjo, investigadoras do CNC-UC.

Este projecto, que foca especificamente as Neurociências, foi lançado inicialmente em Março de 2021, com um primeiro conjunto de eventos online, que incluíram apresentações e debates com profissionais das áreas das neurociências de todo o país, contando com mais de 800 estudantes inscritos.  Agora, mantendo o formato online, o evento será dedicado à investigação realizada na Universidade de Coimbra.

O evento, que decorre a partir das 14h00 de dia 24, é gratuito, mas tem inscrições obrigatórias em: https://bit.ly/3vORt7x.

A Semana da Ciência e Tecnologia é dinamizada em todo o país com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e Ciência Viva.