Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Semana Cultura de São Martinho do Bispo de 31 de Maio a 10 de Junho

22 de Maio 2024 Jornal Campeão: Semana Cultura de São Martinho do Bispo de 31 de Maio a 10 de Junho

De 31 de Maio a 10 de Junho decorrerá a Semana Cultural de S. Martinho do Bispo e Jorge Veloso, presidente da União de Freguesias (que inclui Ribeira de Frades), sublinha que este ano, em que se assinala a 20.ª edição, a “aposta vai ser forte”.

As “Tasquinhas de S. Martinho”, como o autarca gosta de chamar, vão muito para além dos pratos típicos com o amplo recinto da Feira dos 7 e dos 23 a acolher 56 expositores e mais 10 estruturas de bares, tudo conjugado com a presença das colectividades, artesanato, comércio, indústria, agricultura, com um programa de animação diversificado e para todos os gostos.

Jorge Veloso, durante a apresentação que decorreu na terça-feira, acentuou o esforço que a Junta está a fazer em levar às pessoas uma iniciativa com relevo e que cative Coimbra e a região. “A festa tem um orçamento de 90 mil euros, decidimos apostar na qualidade e isso é visível pela diversidade de espectáculos”, referiu.

O autarca concretizou a “aposta forte feita nesta edição” com a actuação de Nuno Ribeiro (1 de Junho), Guilherme Baptista e Sons do Minho (7 de Junho) e Némanus (9 de Junho), os três dias em que as entradas para os espectáculos terão um preço de 5 euros, ou então, um bilhete geral fica por 12 euros.

O Dia da Criança (1 de Junho) será assinalado com a presença de 500 alunos das escolas da União de Freguesias, com lanchinho incluído, tendo como atracções os carrosséis e os insufláveis, também disponíveis no dia seguinte para os mais novos acompanhados da família.

Outro dia forte será a 5 de Junho, dedicado aos seniores e com a actuação de um grupo de concertinas, com a noite animada por Tiago Silva. O encerramento da Semana Cultural também promete uma enchente, com o atractivo desfile das Marchas Populares.

O evento não conta com espectáculos nos dias 3 e 4 de Junho (estando o recinto aberto para almoços e jantares e para ser visitado), porque, segundo Jorge Veloso, as outras edições do certame deram para perceber que a afluência de público era reduzida às segundas e às terças, e foi decidido não contratar artistas para essas datas.

O horário de funcionamento da Semana Cultural será das 10h00 às 3h00, com o final a ser animado por Djs. Pelo palco vão passar, para além dos artistas já referidos, Uskadkasa, Batuta, Lean Cruz, Ruizinho de Penacova, Banda Kremlin, Trapos e Farrapos, Banda Hidrogénio, Banda QQ Garage.

Destaca-se, ainda, a participação na Semana Cultural da Escola Superior Agrária de Coimbra, com cavalos num picadeiro e passeios equestres, assim como um reforço da segurança no recinto, essencialmente nas noites dos espectáculos.