Coimbra  18 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Segunda etapa do campeonato nacional de surf começa amanhã na Figueira da Foz

22 de Abril 2021 Jornal Campeão: Segunda etapa do campeonato nacional de surf começa amanhã na Figueira da Foz

A segunda etapa da Liga MEO Surf, principal competição da modalidade em Portugal, começa amanhã (23), pelas 09h00, na Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz.

A prova, que se vai realizar até domingo (25), vai contar com uma novidade para o surf feminino, uma vez que as mulheres “passarão a lutar pelas melhores manobras nas ‘Go Chill Expression Sessions’ em todas as etapas da Liga MEO Surf”, disse a Associação Nacional de Surfistas (ANS).

“Fazia todo o sentido termos uma ‘Expression Session’ feminina e estamos muito felizes por termos reunido condições para a podermos anunciar e ver já as melhores manobras na Figueira da Foz. Queremos que o papel de ‘Go Chill’ no surf e na sua comunidade seja cada vez mais impactante e relevante e acreditamos que dar a oportunidade também às atletas femininas para mostrarem toda a sua irreverência neste sub-troféu é o caminho certo”, defendeu Bernardo Caupers, ‘marketing manager’ do Grupo Nabeiro.

Em termos de previsões meteorológicas, o cenário apresenta-se “desafiante” para toda a prova, com a entrada de uma ondulação forte no sábado, mas prometendo coroar os campeões do Allianz Figueira Pro em condições de mar muito favoráveis.

“Optámos por manter o formato tradicional do primeiro dia de prova com o início dos trabalhos com a competição masculina e só mais tarde a feminina, de forma a garantir que a ronda mais longa é feita sem comprometer o andamento da competição. Na sexta-feira, ainda vamos ter um resto de ondulação que nos vai dar ondas bastante surfáveis. Já no sábado, entra uma ondulação forte que se está a formar mas que está dependente do vento. Apesar dessa incerteza, como esta ondulação não vem em trajecto directo à Figueira da Foz e perde força durante o dia de sábado, estamos expectantes que no domingo as condições se alinhem da melhor forma. A juntar a isso, o Cabedelo está com um bom banco de areia que aguenta todas as marés, o que é um factor que nos dá bastante confiança”, disse o director da Liga MEO Surf, Pedro Monteiro.

Em termos de troféus laterais, a Liga MEO Surf conta com o “Allianz Triple Crown”, que se disputa nas três etapas de Naming Allianz; a disputa das melhores manobras nas “Go Chill Expression Session”s (masculino e feminino) e da melhor onda da competição com “Joaquim Chaves Saúde Best Wave”; a designação dos melhores surfistas locais (masculino e feminino) com uma premiação entre masculino e feminino de 1 500 euros por via da Câmara Municipal da Figueira da Foz; e o “Bom Petisco Girls Score” para a melhor pontuação combinada no quadro de competição feminino.

A competição vai poder ser acompanhada em directo na Sport TV, assim como nos meios oficiais – Facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2021 é organizada pela Associação Nacional de Surfistas e pela Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Portugal, Bom Petisco, Go Chill (café oficial), Joaquim Chaves Saúde, Rip Curl e Ericeira Surf and Skate. Para além disto, conta com o grupo Jerónimo Martins como parceiro de sustentabilidade, o apoio local do Município da Figueira da Foz, e o apoio técnico do Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.

 

 

Programação do Allianz Figueira Pro (sujeito a alterações):

Sexta-feira, 23 de Abril

09h00 – Call primeiro dia para Trials – masculino (confirmado)

10h30 – Round 1 – masculino

 

Sábado, 24 de Abril

09h00 – Call do segundo dia de competição

 

Domingo, 25 de Abril

09h00 – Call terceiro dia de competição

16h30 – Go Chill Expression Session masculina e feminina

17h30 – Finais do Allianz Figueira Pro

18h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro