Coimbra  9 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Secção Regional do Centro dos Enfermeiros organiza webinar sobre covid-19

17 de Junho 2021 Jornal Campeão: Secção Regional do Centro dos Enfermeiros organiza webinar sobre covid-19

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros (OE) vai organizar um webinar LadoaLado.Com com a temática “covid-19, Comigo foi assim”, no próximo dia 23 de Junho, a partir das 21h00.

Perante o cenário de pandemia, os profissionais de saúde (e as instituições) tiveram de se reorganizar para “combater um inimigo comum”, refere a SRCentro.

A Ordem do Enfermeiros afirma ainda que desde Março do ano anterior (altura que se iniciou a pandemia) chegam-lhes, diariamente, notícias sobre vários contextos de prestação de cuidados, as dificuldades sentidas pelos profissionais do terreno, os planos definidos pelas diferentes organizações no âmbito do combate e controlo da pandemia.

“Acreditamos que conversar (embora que informalmente) sobre episódios significativos permite uma partilha de experiências, emoções (e frustrações). Permite atribuir um significado ao vivenciado, identificar pessoas e estratégias essenciais no processo e, quem sabe, ajudar a encontrar novas formas de gerir os problemas”, alude a Secção Regional do Centro.

Assim, neste webinar, enfermeiros de diferentes contextos vão partilhar as “suas histórias” e a forma como têm desenvolvido a sua prática profissional no contexto de pandemia, em articulação com a sua vida pessoal, familiar e social.

Óscar Norelho, enfermeiro director na Santa Casa da Misericórdia de Aveiro; Cristina Santos, enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária no ACES do Pinhal Litoral e Vogal do Conselho Jurisdicional da SRCentro; Pedro Ferreira, enfermeiro no Centro Hospitalar e Universitário da Cova da Beira (CHUCB) e no UK- National Health System; Célia Simões, enfermeira especialista em Enfermagem de Reabilitação e actual vereadora da Solidariedade e Acção Social, Saúde, Gestão Administrativa e Notariado e Qualidade e Certificação na Câmara Municipal de Cantanhede; Marcos Gonçalves, enfermeiro no Serviço Urgência do CHUCB e Bertina Rocha, enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, são os convidados a partilharem o seu testemunho.

Luís Lopes, enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no INEM da Região Centro e Vogal do Conselho Fiscal Regional da SRCentro, será o responsável pela moderação deste painel.

A actividade está aberta a enfermeiros e estudantes de enfermagem com interesse na área, atribuindo 0,35 Créditos de Desenvolvimento Profissional.

A inscrição gratuita, mas obrigatória no Balcão Único.