Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos celebra o Dia Mundial do Médico de Família

15 de Maio 2024 Jornal Campeão: Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos celebra o Dia Mundial do Médico de Família

No próximo dia 19 de Maio, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) irá assinalar o Dia Mundial do Médico de Família, sob o lema “Dia Mundial do Médico de Família, nas Bodas de Ouro do 25 de Abril”. Este evento visa homenagear os profissionais que desempenham um papel crucial nos cuidados de saúde.

Para marcar a ocasião, está programada uma sessão comemorativa no Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra. Esta sessão contará com testemunhos de médicos de família que exerceram antes do período democrático, além da participação do grupo de teatro infantil ‘Move junior’, do Coro da SRCOM e do grupo ‘Fado ao Centro’.

A sessão terá início às 16h00 e contará com a presença online do Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, bem como do presidente da SRCOM, Manuel Teixeira Veríssimo, e do presidente da Sub-região de Coimbra da Ordem dos Médicos, Luiz Miguel Santiago, que também desempenha o cargo de delegado distrital da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

Manuel Teixeira Veríssimo destacou a importância dos médicos de família ao longo das diferentes fases da vida dos pacientes, promovendo o bem-estar pessoal e familiar e focando-se na prevenção de doenças.

Em relação ao estado actual do Sistema Nacional de Saúde (SNS), o presidente da SRCOM, Manuel Teixeira Veríssimo, aponta que, apesar das conquistas sociais após 50 anos do 25 de Abril, é necessário adaptar o sistema para atender plenamente às necessidades da população.

Ao escolher o lema “Dia Mundial do Médico de Família, nas Bodas de Ouro do 25 de Abril”, a Ordem dos Médicos presta homenagem aos profissionais que dedicaram e continuam a dedicar suas vidas ao cuidado dos pacientes ao longo das décadas.