Coimbra  18 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Saúde: Sophia Clínica abre cuidados paliativos em Coimbra

18 de Abril 2018

A Sophia Clínica, em Coimbra, anunciou que, a partir de hoje, disponibiliza cuidados paliativos num espaço de internamento estruturado em função das necessidades de doentes que enfrentem situações complexas de sofrimento associadas a doenças graves, incuráveis ou progressivas.

Instalada em espaço próprio e reservado do complexo hospitalar sito na rua da Sofia, a unidade de cuidados paliativos tem capacidade para receber 12 doentes, referenciados por médicos que identifiquem tal necessidade, pelos próprios doentes ou suas famílias.

“A nova unidade, clinicamente dirigida pelo médico José Ávila Costa, cuja competência e percurso profissional são sobejamente conhecidos, dispõe de uma equipa multidisciplinar especializada em cuidados paliativos formada por clínicos, enfermeiros, dietista, farmacêutico, psicólogo, técnicos de reabilitação, assistentes sociais, assistentes espirituais e ajudantes técnicos operacionais, trabalhando em estreita colaboração com todos os outros serviços, médicos e cirúrgicos, da Sophia Clínica”, refere a instituição.

O internamento nos cuidados paliativos processa-se em quartos individuais e duplos, dotados de casa de banho privativa e equipados com TV e rede ‘wifi’.

A Fundação Sophia, a que pertence a Sophia Clínica, anuncia “o desenvolvimento, no âmbito da unidade de cuidados paliativos e a muito curto prazo, dos projectos de hospital de dia e de apoio domiciliário que permitirão proporcionar aos doentes cuidados de saúde e de apoio psicossocial, tal como os de higiene e conforto pessoal, alimentação e de animação sócio-cultural, sem abandono do ambiente familiar”.

Na concretização destes projectos, a Fundação Sophia afirma “a fidelidade ao seu passado de instituição comprometida com a promoção social e a prestação de cuidados de saúde baseada num modelo de intervenção integrado e articulado entre os respectivos equipamentos sociais e a sua unidade hospitalar”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com