Coimbra  16 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Saúde: Greve de trabalhadores com adesão de 90 por cento

20 de Janeiro 2017

A greve dos trabalhadores da saúde está a registar uma adesão de cerca de 90 por cento na região Centro do país, onde em vários hospitais estão a ser cumpridos os serviços mínimos, segundo disse, hoje, fonte sindical.

No Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que é a maior unidade de saúde da região, a adesão à paralisação é da ordem dos 90 por cento em alguns serviços, embora nos serviços de consultas externas só cerca de metade dos trabalhadores esteja em greve, adiantou o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro, José Manuel Dias.

No Instituto Português de Oncologia em Coimbra e no Hospital Distrital da Figueira da Foz estão a ser cumpridos os serviços mínimos, exemplificou o dirigente sindical, sublinhando que, de acordo com os dados de que dispunha ao final da manhã, esta situação também se registava em pelo menos mais cerca de duas dezenas de hospitais do país.

“Os objectivos desta greve estão a ser plenamente alcançados” e o protesto está “corresponder às expectativas”, assegurou José Manuel Dias, que falava ao final da manhã de hoje, junto à entrada dos serviços de Consulta Externa do CHUC.

Os trabalhadores da saúde estão hoje a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do sector e na defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), recordou o sindicalista.

No hospital da Covilhã a adesão à greve foi, durante a manhã, de perto de 80 por cento, enquanto nos hospitais de Leiria e de Tondela e Viseu a paralisação atingiu 100 por cento, de acordo com o sindicato.

O pré-aviso de greve abrange todos os trabalhadores de saúde, mas o protesto é destinado a todos os trabalhadores da saúde que não sejam médicos ou enfermeiros, apesar de estes profissionais também poderem aderir à paralisação.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com