Coimbra  31 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

SASUC fecham residências mas estudantes não concordam

13 de Março 2020 Jornal Campeão: SASUC fecham residências mas estudantes não concordam

Os Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC) decidiram, face ao surto de ‘covi-19’, encerrar as suas residências universitárias, mas a medida é contestada pelos estudantes.

Segundo a tvAAC, as residências das ruas da “Alegria, Combatentes, Padre António Vieira, Teodoro, Polo III, António José de Almeida, Santos Rocha, João Jacinto e S.Salvador fecharam esta sexta-feira”.

Por mensagem electrónica, os SASUC pedem “a todos os estudantes com possibilidades de voltarem para a sua morada familiar, que o façam durante o período de suspensão de actividade lectiva presencial”.

Para os alunos cujo agregado familiar resida no estrangeiro, Madeira ou Açores, “têm assegurada estadia nas residências Polo II-1, Polo II-2 e Pedro Nunes”, porém, para todos os que não cumprirem estes requisitos mas não tenham possibilidade de voltar para as suas casas, “serão avaliados caso a caso”, explicam os Serviços.

“Os actuais residentes das residências do Polo II -1 , Polo II-2 e Pedro Nunes que regressam a casa, são obrigados a retirar todos os seus pertences dos seus quartos”, adianta, ainda.

Contudo, em declarações à televisão da Academia, Marisa Alves, delegada do 4.º piso da residência do Polo II-2 afirma que “há estudantes pretendem ficar nas residências visto que no agregado familiar tem pessoas de idade ou com problemas de saúde mas que os SASUC não deixam”.

A aluna defende ainda que “colocar todos os estudantes que não têm possibilidades de ir para casa em somente três residências com pisos com capacidade para 36 pessoas, como é o caso desta [a sua] residência, não será a melhor medida de contingência”.

Segundo a tvAAC, os estudantes foram avisados desta medida na terça-feira (10) à noite.

No caso das cantinas, e seguindo as medidas de contingência adoptadas pela Universidade de Coimbra, quem quiser usufruir deste serviço (exclusivo de ‘take-away’) deverá trazer os seus próprios recipientes, herméticos e devidamente higienizados.

As cantinas abertas são a Cantina Central – Sala A (Polo I); Complexo Alimentar do Polo II (Polo II); Cantina ‘Restaurante Luzio Vaz’ (Polo III) e Cantina ‘Restaurante Estádio Universitário’ (Estádio Universitário).
Apenas serão aceites pagamentos com recurso a meios electrónicos: Cartão UC (https://www.uc.pt/sasuc/article?key=a-7cb4dd9ac3) e cartões bancários de débito.