Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Sapadores de Coimbra promovem mostra sobre “Incêndios Rurais”

4 de Julho 2023 Jornal Campeão: Sapadores de Coimbra promovem mostra sobre “Incêndios Rurais”

A partir do dia 5, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC) e o Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com o Alma Shopping, apresentam a exposição “Incêndios Rurais”, no centro comercial. A mostra, de entrada livre, apela a todos os cidadãos para os cuidados a ter nos espaços rurais/florestais, especialmente nesta época do ano.

A exposição, em exibição até 9 de julho, no Alma Shopping, destaca o trabalho das equipas dos Bombeiros Sapadores e dos Sapadores Florestais na prevenção, no combate e no rescaldo aos incêndios rurais, bem como na protecção das populações face a um evento desta natureza.

Na mostra vai estar representado um povoamento de pinheiro-bravo, juntamente com alguns exemplares de carvalho-português e um exemplar de espécies ripícola, bem como algumas espécies subarbustivas nomeadamente o tojo, a urze e ainda a carqueja. Os visitantes vão poder também apreciar uma viatura ligeira de combate a incêndios rurais, algumas ferramentas manuais de combate a incêndios e equipamentos de protecção individual utilizados pelos operacionais da Companhia de Bombeiros e pelos Sapadores Florestais.

A CBSC, fundada a 13 de Março de 1781, é a quarta corporação mais antiga do país. Actualmente, é composta por um efectivo de 108 bombeiros e 19 recrutas, distribuídos em quatro núcleos de Estado Maior e cinco pelotões operacionais. Em 2022, a CBSC apresentou um total de 5.896 saídas, mobilizando 18.108 bombeiros, que percorreram um total de 158.681 quilómetros.