Coimbra  20 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

São Miguel festeja-se ao som dos Anjos e do humor de Francisco Menezes

27 de Setembro 2019

As festas mais tradicionais de Penela, que celebram o padroeiro S. Miguel, estão de regresso ao coração da vila, entre hoje e o próximo domingo (29), cumprindo-se a tradição da centenária Feira das Nozes e da mostra de actividades económicas FAGRIP – Feira dos Produtos Endógenos e da Gastronomia.

Este ano, a animação ficará a cargo da dupla portuguesa Anjos, que celebra 20 anos de carreira, e do humor muito particular de Francisco Menezes, para além do muito talento que existe no concelho. O certame inclui, ainda e como já é habitual, um desfile de moda e um ‘raid nocturno TT’.

“O S. Miguel é um momento importante de reunião da família penelense e também de promoção do bom que temos e do bom que fazemos”, explica Luís Matias, presidente da Câmara Municipal, entidade organizadora do evento, em parceria com outras entidades locais, entre elas o Núcleo Empresarial de Penela.

O Parque das Águas Romanas volta a ser o epicentro da festa, concentrando aí grande parte dos expositores e atraindo as milhares de pessoas que, todos os anos, celebram o S. Miguel com os penelenses.

Na FAGRIP destaca-se o potencial agrícola, comercial e industrial do concelho, com os produtos endógenos num plano central, e clara prevalência da centenária Feira das Nozes. E num certame como este, não faltará a gastronomia típica da região e do país, assim como as habituais celebrações do Dia do Município, no domingo (29).

Segundo Luís Matias, este é um programa “feito cada vez mais com as dinâmicas culturais do concelho, com uma qualificação dos artistas penelenses e do seu talento, pelo que, além do cartaz de artistas que é habitual em todas as festas, haverá espectáculos excepcionais que são produzidos em Penela, com pessoas de cá, e que são o palco do bom que se faz na área da cultura”. Privilegiando a “prata da casa”, o investimento que serviria para a contratação de grandes artistas nacionais é canalizado para o “conjunto de obras” estruturantes para Penela, até porque a animação “não é um factor de desenvolvimento ou de afirmação territorial”, mas antes uma “fonte de despesismo”, considera.

“A FAGRIP é um espaço para afirmar a nossa pujança no sector empresarial”, adianta o autarca, defendendo uma maior participação das empresas locais, embora admita que o espaço da feira é exíguo, limitado pela orografia, pelo que “resta crescer “em qualidade e no número de visitantes”, realça Luís Matias.

Quanto ao Dia do Município (no domingo, 29) terá como ponto alto a entrega de medalhas de mérito, atribuídas de forma “escrupulosa e muito criteriosa”, segundo o édil.

Para a edição deste ano das festas, Luís Matias espera receber a visita “de muita gente”, para que entendam “a dinâmica e o que tem sido o crescimento do concelho nas suas várias vertentes”.

“O S. Miguel é a expressão do que é um território que está em franco crescimento, a desenvolver-se em todos os níveis, e que tem no seu seio um conjunto de associações, IPSS, grupos, clubes desportivos e recreativos com muita dinâmica e que têm feito um trabalho meritório na nossa região”, sublinha.

Programa recheado de actividades e muita música

A programação começa já hoje, pelas 20h00, com a inauguração das tasquinhas, seguida de uma noite dedicada às associações, com o “Penela EmCanto”, às 21h30.

A FAGRIP abre, oficialmente, amanhã (27), às 19h00, destacando-se nesta noite o tradicional desfile de moda “Penela Fashion 2019”, com participação especial dos modelos Luís Garcia e Raquel Sampaio, e apresentação de Catarina Miranda.

No palco do certame, a partir das 23h30, tocará uma das bandas mais conhecidas da região – Os Red, havendo depois música pela noite dentro na tenda dos DJs, com HeartLess & Holympo, Luís da Silva e Peter Ferrer.

No sábado (28), o destaque vai para o espectáculo “Co(m) Tradição – Magia Cómica”, de Rui Cruz, às 16h30, seguido à noite pela 20.ª edição do Raid Nocturno TT S. Miguel. O ponto alto musical das festas será nesta noite, com o concerto dos Anjos, a partir das 23h30, após o qual subirá ao palco a Bandazona.

Domingo (29), o dia tem início, como há centenas de anos, com a Feira das Nozes, logo pelas 06h00. A FAGRIP reabre às 09h00 e durante a tarde realiza-se o Festival de Folclore, pelas 15h30. Às 21h00 acontece o espectáculo de ballet “Espaço da Dança” e logo às 22h00 é o humor de Francisco Menezes que invadirá o recinto, prometendo arrancar muitas gargalhadas.

As festas de S. Miguel terminam, já de madrugada, após o baile dos Só Ritmo e os DJs ‘Usados com Garantia’.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com