Coimbra  17 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

São Martinho do Bispo proporciona nove dias de Semana Cultural

24 de Maio 2023 Jornal Campeão: São Martinho do Bispo proporciona nove dias de Semana Cultural

É o segundo ano que a Semana Cultural de São Martinho do Bispo vai decorrer no recinto da Feira dos 23, ali na margem esquerda do Mondego, logo abaixo da Ponte do Açude. Mas no ano passado ainda a pandemia amedrontava a generalidade dos eventos pelo que o verdadeiro teste da Semana Cultural neste novo espaço começa este ano. E à partida não há compensação possível.

São Martinho do Bispo tem ali um local para fazer desta realização um evento em crescendo que muito pode centralizar a freguesia nas proximidades do espaço urbano.

O desafio é grande e a Junta de Freguesia de São Martinho do Bispo e de Ribeira de Frades aventura-se a uma realização que estamos em crer dará continuidade à vivacidade com que a cidade, numa e noutra das margens, se propõe conquistar o futuro.

A decorrer de 2 a 10 de Junho, a XIX edição desta festa vai trazer muita animação, música, gastronomia e o melhor da região.

Feita para todas as idades, tendo este ano uma grande aposta na juventude, razão pela qual a autarquia quis trazer grandes nomes da música nacional, o cantor Ivandro é o nome mais sonante do cartaz musical e vai actuar no dia 3 de Junho. O artista luso-angolano tem estado debaixo dos holofotes pelo sucesso das suas músicas e até subiu a palco com os Coldplay, no Estádio Cidade Coimbra, a convite da artista portuguesa Bárbara Bandeira, com quem tem uma música. Quim Barreiros, no dia 7 de Junho também promete contagiar com boa animação tanto pequenos como graúdos.

No ano passado, só uma noite houve quatro mil entradas no recinto, um resultado que a autarquia gostaria de repetir este ano ou até mesmo de ultrapassar, tendo em conta os artistas convidados.

Para além destes cantores, destaca-se ainda o Avô Cantigas, Os Red, grupo Tradição D’Ouro, Banda Hidrogénio e Tiago Silva.

A Semana Cultural tem entrada livre excepto em três das nove noites agendadas, com preços de cinco euros para assistir ao espectáculo de Ivandro, quatro euros para Quim Barreiros e três para Tradição de Ouro e Os Red. Este ano, pela primeira vez, há um bilhete geral, com o preço de 10 euros.

O certame conta ainda com a tradicional mostra de Artesanato e Gastronomia, dois concessionários de automóveis e um de máquinas e alfaias agrícolas. Ao todo serão seis tasquinhas e sete bares, a que se junta uma mostra/venda de artesanato, nove expositores de associações e colectividades e 15 espaços de empresas de comércio e serviços. Muitas das tasquinhas servem almoços ou jantares o que permite ir até ao recinto e desfrutar de uma refeição com muito entretenimento.

Para as crianças há também muito entretenimento. Estão garantidos insufláveis, dois carrosséis e molas elásticas. A organização tem ao dispor também passeios e baptismos a cavalo, com a colaboração da Escola Superior Agrária de Coimbra e do Centro Hípico.

Integrado também nesta festa vai decorrer de 3 a 9 de Junho o Kids Cup PorAkaso.

Jorge Veloso afirma que a XIX Semana Cultural de São Martinho do Bispo tem um investimento superior a 80 mil euros e que espera ainda contar com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. Na expectativa de atrair milhares de visitantes, o autarca afirma que “as duas maiores festas populares de freguesias de Coimbra realizam-se na margem esquerda, como é o caso da Feira Popular, pela sua antiguidade, e a Semana Cultural de São Martinho do Bispo, sendo que esta é a melhor”.