Coimbra  28 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

São Martinho do Bispo em festa até 10 de Junho com os talentos locais

2 de Junho 2017 Jornal Campeão: São Martinho do Bispo em festa até 10 de Junho com os talentos locais

Durante a próxima semana a freguesia de São Martinho do Bispo não vai descansar. A música, o artesanato, o folclore e a gastronomia vão invadir o espaço junto à sede da Junta, em Bencanta, entre hoje e sábado (10).

Este ano a componente musical será uma constante nos nove dias de festa da XV Semana Cultural de São Martinho do Bispo, uma tradição que este executivo decidiu manter e que tem vindo a melhorar de ano para ano.

“Em relação ao ano passado o programa está melhor, nomeadamente, em termos dos grupos musicais, que são da terra e mais modestos, mas também temos outros grupos bons como os Kremlin, o Ruizinho de Penacova, os Dexys ou a banda Império, que nos dão algumas garantias porque temos as melhores referências deles”, revela Jorge Veloso, presidente da União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades.

O facto de grande parte da animação musical ser protagonizada por grupos da freguesia ou de localidades vizinhas, dá-lhes a “oportunidade de se mostrarem” neste certame que também é deles. É o caso da banda Hidrogénio, do grupo Ice, do grupo de música tradicional “Os Lyryos”, dos 2Vikings ou do grupo Sant´Isabel.

Na mostra de artesanato e gastronomia vão estar presentes os mesmos 43 participantes, já que estão “sempre limitados ao espaço disponível que existe junto à sede da Junta de Freguesia”, esclarece o autarca. Na área do artesanato vão estar expositores da freguesia, da região mas, também, um madeirense, já repetente no certame. Na parte gastronómica são os cinco grupos folclóricos daquela freguesia e duas associações: a Associação Recreativa Casaense e a Associação Cultural das Casas Novas que vão estar encarregues de servir as melhores iguarias, onde não faltará a chanfana, as febras ou o arroz doce.

Como habitualmente, realiza-se o tradicional “Mercadinho à Moda Antiga”, no domingo (04), a partir das 08h00, seguindo-se a IV Caminhada solidária Verde do Mondego, às 10h00. Ainda nesse dia, à noite, realiza-se o XXXIX Festival de Folclore.

Na quinta-feira (08), será o dia dedicado à juventude, com um atelier de “Emprego e Empreendedorismo”, às 15h00, continuando pela noite dentro com a banda Kremlin.

Na noite das marchas populares, marcada para sexta-feira (09), vão desfilar pelo recinto da Mostra quatro grupos: duas marchas da Ribeira de Frades, uma de Vilamar, Mira, e uma outra de São Martinho do Bispo, que se irá apresentar ao público pela primeira vez. Esta que é uma noite em que tradicionalmente se regista uma “enchente” no recinto, a Junta de Freguesia espera que “este ano venha muito mais gente assistir ao desfile, até porque um dos grupos marchantes é novidade”.

Na quarta-feira, realiza-se, como sempre, a Feira dos 07, no espaço seguinte ao recinto da festa, que Jorge Veloso acalenta vir a poder servir para este certame mas que, por enquanto, ainda não é possível. A candidatura para a construção de uma estrutura coberta foi já apresentada ao Coimbra Mais Futuro e à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, contudo, uma decisão final só deverá ser conhecida no final deste ano.

Nem o facto da Feira Cultural de Coimbra coincidir com a Semana Cultural em S. Martinho do Bispo, algo que acontece há já alguns anos, trouxe “grande inconveniente” para os visitantes desta iniciativa e “nunca foi problema” para a organização e para atrair as pessoas.

Durante a semana, o recinto da Semana Cultural abre às 18h00 e só serve jantares, contudo, ao fim-de-semana o horário de abertura antecipa-se para as 13h00, servindo almoços e jantares.