Coimbra  17 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

São João é o maior certame de afirmação do concelho da Lousã

22 de Junho 2018

Richie Campbell, João Pedro Pais, António Ataíde e Mafalda Arnauth são a face mais visível do São João da Lousã, um evento que leva até ao concelho milhares de pessoas.

O certame teve início começou no passado sábado (16) e só termina no próximo domingo (24), com um fim-de-semana recheado de tradições como as marchas sanjoaninas, arraiais e sardinhada, além da comemoração do feriado municipal com a gala dos ‘Prémios Lausus’.

É a tradição popular que se celebra nestas festas concelhias, que ajudam a “afirmar a Lousã” e contribuem para a promoção do concelho durante esta época.

“Este é um momento de reunião dos lousanenses e de afirmação do concelho em várias dimensões, referiu Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã, aquando da apresentação oficial do ‘São João 2018’.

E se a animação musical é sempre uma componente muito forte de atracção, os lousanenses e visitantes são, também, convidados a participar em várias iniciativas de índole desportiva, na Feira Popular e na Mostra Comercial e Industrial, onde está patente “a dinâmica e a qualidade existente do tecido empresarial da Lousã, que ali mostram o seu contributo para o desenvolvimento do concelho”, explicou o autarca.

Com um orçamento de cerca de 70 000 euros, a Feira Anual de São João na Lousã trata-se de “um evento que mobiliza muita gente, mesmo de fora do concelho, que vem para ver as marchas populares”, garantiu Luís Antunes, afirmando que, por isso mesmo, este ano a autarquia decidiu dar melhores condições para os visitantes “e haverá mais lugares sentados para poderem desfrutar melhor do espectáculo das marchas”.

Outra das novidades é a criação da aplicação solidária para smartphone e tablet “Martelário” (vide caixa), disponível para descarregar gratuitamente, e que pretende divertir o utilizador e simultaneamente “ajudar uma instituição de solidariedade social”.

Programa variado e apelativo

Da programação fazem parte, como já é hábito, diversas iniciativas desportivas, que começaram no passado fim-de-semana, com a XVIII Descida Nocturna da Serra da Lousã, o Torneio de Sevens Michel Coll e o Louzan Trail 2018.

Ontem (21) tiveram início as celebrações do santo padroeiro, com o espectáculo inesquecível “Fados”, que juntou António Ataíde e Mafalda Arnauth, no Cine teatro da Lousã, ao invés das Piscinas Naturais da Senhora da Piedade, devido ao mau tempo. A autarquia quis, com isto, reforçar o início das festividades juntando duas vozes marcantes do fado de Coimbra e de Lisboa.

Hoje foi já inaugurada a Mostra Comercial e Industrial, às 18h00, que este ano conta com cerca de 60 expositores tradicionais, aos quais se juntam outros, num total de 150. A noite de hoje será animada pela banda local “Mercadoria”, a partir das 22h00, seguida do músico português Richie Campbell e dos DJs ‘Funkyou2’.

O ponto alto da Feira Anual de S. João acontece amanhã (23), a partir das 21h15, com as tradicionais marchas sanjoaninas. Pela avenida de Dr. José Maria Cardoso (com 600 metros) vão desfilar as nove marchas populares (sete de adultos e duas infantis), num total de mais de 500 marchantes, numa noite que atrai milhares de pessoas ao concelho. Este ano, as novas bancadas para assistir ao desfile contarão com mais de 1 500 lugares sentados, estando localizadas em três pontos diferentes.

Por toda a vila da Lousã, a noite seguirá com diversos arraiais populares, pelos quais serão distribuídos mais de 350 quilogramas de sardinha. A noite contará, também, com a actuação da “Banda Sense”, no Parque Municipal de Exposições.

No domingo (24), dia de feriado municipal, o Cine Teatro vai encher-se para assistir à habitual gala dos ‘Prémios Lausus’, que irá distinguir empresas, associações e personalidades do concelho, que se destacaram nas mais áreas. Ainda durante o dia será possível admirar um dos coleccionismos mais emblemáticos no VII Encontro Nacional de Vespas.

À noite, a partir das 22h00, no Parque Municipal de Exposições, actuarão Beatriz Oliveira (vencedora do concurso “Mostra o Teu Talento”), a banda lousanense “Ponto e Vírgula” e o bem conhecido cantor e compositor português João Pedro Pais, que se estreia na Lousã.

Todos os espectáculos e iniciativas têm entrada livre.

Martelário, o martelo solidário

Uma das novidades da Feira Anual de São João, na Lousã, é existência de uma aplicação solidária para smartphone e tablet – o “Martelário”.

Desenvolvida pela Escola Profissional da Lousã, em parceria com o Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, a ferramenta tecnológica foi “pensada e criada para mobilizar a comunidade a participar activamente na angariação de pontos a favor de uma instituição pública ou privada de solidariedade social”.

O objectivo é conseguir que os utilizadores simulem virtualmente as tradicionais marteladas que, por esta altura de São João, ajudam a fazer a festa. A cada “martelada” através do “Martelário” são acumulados pontos que, no final das festas, serão contabilizados e poderão ser convertidos em material técnico, no valor de 1000, 500 e 250 euros, para apoiar as três instituições de solidariedade social mais “marteladas”.

Na prática, o utilizador diverte-se e, simultaneamente, pode ajudar uma instituição, que escolhe aquando do seu registo. A aplicação recorre a sensores de movimento do equipamento tecnológico (giroscópio e acelerómetro), simulando assim o movimento de um martelo.

Além da angariação de fundos, esta aplicação pretende “sensibilizar a população para o papel e intervenção local destas instituições”, tendo para isso a Escola Profissional da Lousã alargado a sua rede de parcerias à Câmara Municipal.

No total serão seis as instituições para escolha dos utilizadores: ADIC – Associação de Defesa ao Idoso e Crianças da Freguesia de Vilarinho; ARCIL – Associação Para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã; ARCS Gândaras – Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras; Associação Vida Abundante; Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins e Centro Social de Casal de Ermio.

A contagem das “marteladas” decorrerá até às 23h59 de domingo (24).

O “Martelário” está já disponível para descarregar, gratuitamente, para sistemas operativos Android, através da Google PlayStore

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com