Coimbra  17 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

São João do Campo celebra as colheitas durante três dias de festa

15 de Setembro 2017

A tradição mantém-se e São João do Campo vai voltar a celebrar a época das colheitas, nos próximos três dias, numa festa promovida no polidesportivo, junto à escola primária.

Até domingo (17), a música será uma constante no recinto da festa, que já chegou a ser uma das maiores da zona de Coimbra.

Com as melhores expectativas, a Comissão de Festas preparou um programa recheado de boa música e animação, que permitirá animar os muitos visitantes que se esperam nos próximos dias.

A tradição desta iniciativa foi reavivada, há uns anos, por um grupo de jovens da freguesia que, assim, pretendem transmitir às novas gerações a prática das colheitas.

O Grupo de Jovens, as associações e colectividades de São João do Campo são os principais parceiros da festa, que terá como principais protagonistas os gaiteiros “Os impecáveis de Mourelos”, o grupo TV5, o grupo HIT e os “Los Pongos”.

Além disso, a animar as madrugadas da festa vai estar o DJ Bastez e o DJ David Silva.

Amanhã (16), pelas 00h00, haverá a entrega da bandeira e no domingo (17), a partir das 11h00, a Comissão de Festas andará pelas ruas da freguesia num peditório com o objectivo de angariar dinheiro para “fazer algo em prol de São João do Campo, algo que faça falta à freguesia”, refere Dina Ferrão, da Comissão de Festas. Para a tarde (16h00) está prevista a realização do leilão e ainda no domingo, os convidados a animar o final de tarde é o Grupo de Concertinas Foles e Cantorias de São Martinho do Bispo, de Coimbra.

No recinto da festa haverá um bar aberto com petiscos e bebidas para ajudar a manter os visitantes na festa.

Segundo Dina Ferrão, este evento serve para “reviver as tradições através da decoração com produtos do campo, associados à recolha do milho e às vindimas, numa zona que é ainda muito agrícola”.

Vão ser “três dias de confraternização da população de S. João do Campo, bem como da população das vilas em redor, já que esta festa traz muita gente de fora da terra”, explica.

Embora não faça parte da organização, a Junta de Freguesia presta todo o apoio para a realização da festa, nomeadamente na cedência do espaço, da electricidade e na montagem do palco.

 

PROGRAMA

Hoje

09h30 – Música e animação com o sonoro da aparelhagem “Aires Cota”

12h00 – Abertura do bar

18h00 – Arruada com os gaiteiros “Os impecáveis de Mourelos”

23h00 – Grupo “TV5”

02h00 – DJ Bastez e DJ Cat

 

Amanhã (16)

08h00 – Alvorada

09h30 – Música e animação com o sonoro da aparelhagem “Aires Cota”

10h00 – Arruada com os gaiteiros “Os impecáveis de Mourelos”

23h00 – Grupo “HIT”

00h00 – Entrega da bandeira

02h00 – DJ Bastez e DJ David Silva

 

Domingo (17)

08h00 – Alvorada

09h30 – Música e animação com o sonoro da aparelhagem “Aires Cota”

10h00 – Arruada com os gaiteiros “Os impecáveis de Mourelos”

11h00 – Peditório pelas ruas da vila

16h00 – Leilão

19h00 – Grupo concertinas foles e cantorias – São Martinho do Bispo

21h00 – Grupo “Los Pongos”

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com