Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

São João: Câmara do Porto cria restrições e apela a que festa se faça em casa

20 de Junho 2020 Jornal Campeão: São João: Câmara do Porto cria restrições e apela a que festa se faça em casa

Na noite de São João, cafés e lojas de conveniência fecham às 19h00 e restaurantes não podem ter clientes a partir das 23 horas. As salas de espectáculo não poderão funcionar. O despacho do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, dá cumprimento às medidas previamente anunciadas para a noite de São João, no Porto.

“(…) cafés, pastelarias e similares encerram às 19 horas do dia 23 de Junho e até às 8 horas do dia 24 de Junho”, pode ler-se no documento. No que diz respeito aos “estabelecimentos de restauração que disponham de CAE que permita a confecção de refeições”, o fecho é obrigatório a partir das 23 horas até às 8 horas do dia seguinte.

Por outro lado, as festas oficiais e espectáculos estão cancelados, conforme anunciado a 4 de Abril. “Com fundamento em relatório emitido pelo Serviço Municipal de Protecção Civil do Município do Porto, o encerramento das salas de espectáculos e recintos similares, a partir das 19 horas”, acrescenta o despacho.

A estas medidas juntam-se ainda o corte de trânsito automóvel e pedonal na Ponte Luís I e as restrições nos transportes públicos. O Município do Porto apela, assim, à população para que, este ano, a festa se faça em casa.

Para reforçar esta mensagem, a autarquia lançou uma campanha de comunicação através de “mupis” espalhados pela cidade. “A festa é como a sardinha, quer-se pequenina”, “Arraial? Só meia dúzia no quintal”, “Grão na asa, festa em casa” e “No São João, fica ao portão” são algumas das mensagens que visam sensibilizar a população para a importância de não saírem para a rua.

O cancelamento de todas as festividades oficiais do São João foram anunciadas no início de Abril pelas Câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia, com o intuito de diminuir o risco de contágio por COVID-19.