Coimbra  18 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Santos Populares festejam-se do Calhabé à Pedrulha

11 de Junho 2019

Manuel Lobão, João Francisco Campos e Hélder Abreu (da UF de Coimbra), Tiago Martins (Associação Cultural e Artistica Salatina),  Ricardo Costa (Academia de Música de Coimbra) e Vítor Monteiro (Clube Desportivo Pedrulhense)

 

Face ao sucesso dos festejos dos Santos Populares no ano passado, a União de Freguesias de Coimbra volta a promover a iniciativa, alargando-a, desta vez, a mais localidades.

A grande novidade deste ano é a celebração dos ‘Santos’ em Coselhas, mas não esquecendo os locais habituais: Mercado do Calhabé, Pedrulha, Conchada e largo do Romal.

Os festejos começam já amanhã (12), no Mercado do Calhabé e no largo do Romal. A festa regressa ao Calhabé dia 23, a partir das 15h00, e ao largo do Romal a 23 e a 27 de Junho. Na Pedrulha celebram-se os ‘Santos’ dia 22; na Conchada a 28 e em Coselhas no dia 29.

A música, as sardinhas, as bifanas, a bebida, a boa disposição e o convívio prometem atrair muitos foliões, que assim podem frequentar os vários espaços na União de Freguesias e aproveitar esta altura tão tradicional para o povo português.

“Depois do sucesso das festas populares do ano passado este ano ainda fomos mais longe. Foram vários os pedidos e, por isso, decidimos também fazer uma noite de festa em Coselhas. Sentimos que as pessoas anseiam por estes dias, por partilharem momentos e divertirem-se ao mesmo tempo que revitalizamos locais e criamos hábitos. Estes momentos de vizinhança saudável são muito importantes para nós e ajudam a termos uma sociedade mais fraterna”, explica João Francisco Campos, presidente da União das Freguesia de Coimbra.

A animar os vários locais estará, por exemplo, a Academia de Música de Coimbra, a Associação Salatina ou o Clube Desportivo Pedrulhense.

Em todos os arraiais populares as entradas são gratuitas, contudo, ao contrário do ano passado, os ‘comes & bebes’ serão comercializados.

“No ano passado passaram pelo Mercado do Calhabé (que tem já o seu ante-projecto de requalificação aprovado), seguramente, mais de 1 000 pessoas, houve uma grande afluência que não esperávamos”, mas apesar das mudanças, Francisco Campos assegura que “a festa e a qualidade são as mesmas”, convidando a população a ir aos vários arraiais previstos nos diversos locais da UF.

 

Programa

Amanhã (12)

Mercado do Calhabé – actuação da Academia de Música de Coimbra

Largo do Romal – Síncopa com baile popular

Dia 22 (sábado)

Pedrulha – largo da Igreja – Síncopa com baile popular

Dia 23 (domingo)

Mercado Calhabé – Associação Salatina

Largo do Romal – Baile com Patrick

Dia 27 (quinta-feira)

Largo do Romal – Tiago Silva

Dia 28 (sexta-feira)

Largo do Clube da Conchada – BK Music

Dia 29 (sábado)

Coselhas – largo da Maria Linda – Síncopa com baile

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com