Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Santo António dos Olivais celebra aniversário honrando o seu padroeiro

22 de Novembro 2018

O Santo António será o tema central das comemorações do 164.º aniversário da freguesia, que se assinala no sábado (24), mas as comemorações estendem-se à tradicional Feira à Moda Antiga e de Artesanato e a uma homenagem ao mendigo “Basilius”.

Ainda antes da celebração do aniversário, a freguesia de Santo António dos Olivais vai ter diversas iniciativas, desde logo com a realização da tradicional Feira à Moda Antiga e de Artesanato, a partir de hoje (às 17h00) e até domingo (25), junto ao centro comercial Gira Solum.

No certame, que a organização espera que tenha um sucesso semelhante ao de anos anteriores, vão participar cerca de 50 expositores, quer de artesanato, da doçaria, fumeiro e gastronomia, tanto da freguesia como de fora. Um evento que é já uma tradição nos Olivais e ao qual aflui bastante público ao longo dos quatro dias.

A feira abre as “portas”, durante a semana, entre as 16h00 e as 23h00; já no fim-de-semana, o horário é entre as 12h00 e as 23h30.

Para amanhã (23), a Junta de Freguesia programou a realização de uma palestra sobre “Nutrição – Mitos e Verdades sobre Alimentação Saudável”, pela nutricionista Carina Ferreira, às 14h00, no auditório da Junta, seguida de rastreios nutricionais gratuitos.

As celebrações do 164.º aniversário da freguesia à qual Santo António dá o nome terão lugar no sábado (24), a partir das 15h00, no salão nobre da Junta de Freguesia.

“O tema é centrado em Santo António mas, também, no nascimento e evolução desta freguesia: como nasceu, como é hoje e quais os seus limites territoriais”, explica Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia.

O autarca afirma que “Santo António dos Olivais cresceu muito e tem a responsabilidade de ser uma freguesia que se adeque à cidade, até porque tem 60 000 habitantes permanentes e cerca de 40 000 pessoas que por aqui circulam”, adiantando que “é preciso que as pessoas percebam que esta é uma freguesia maior do que 70 por cento das câmaras municipais nacionais, contudo, não o é em reconhecimento”.

A destacar deste território está o facto de acolher um dos maiores hospitais do país, grande parte da vida universitária de Coimbra, além de “muitos serviços de várias áreas”, reforçou o édil. O que se pretende é “mostrar que esta é uma freguesia grande e, também, a importância do Santo António e da igreja que aqui tem, que atrai pessoas do mundo inteiro”, devendo, por isso, a população “saber valorizar o que é nosso”.

A sessão solene terá início com uma guitarrada de Coimbra; segue-se a exibição de um filme sobre Santo António e a palestra “A importância dos Olivais na vida de Santo António e o nascimento da freguesia”, a ser dinamizada pelo presidente Francisco Andrade. Mais tarde usará da palavra o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, ficando o encerramento da sessão a cargo do presidente da Câmara Municipal Manuel Machado, ao qual se segue um momento de declamação poética com Rui Amado, acompanhado por violinos.

No domingo (25), a partir das 16h00, a Junta de Freguesia irá homenagear um “filho” da terra e habitante naquela localidade: Joaquim Vieira Basílio, conhecido por interpretar a personagem de um mendigo em diversas feiras medievais – o “Basílius”, e que faleceu em Setembro de 2017.

“Tive o privilégio de o homenagear em vida, mas agora devemos mostrar a admiração por esse homem, um artista do povo, que ajudou-nos a perceber a nossa história”, frisou Francisco Andrade.

A cerimónia, simbólica, contará com a presença da família do homenageado e com um discurso de Américo Santos.  Será, neste âmbito, inaugurada uma exposição de fotos do “Basílius”, que ficará patente no local nas próximas semanas e que poderá ser visitada durante o horário de funcionamento da Junta de Freguesia.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com