Coimbra  26 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Santiago Ribeiro e outros 100 artistas expõem obras no Museu P.O.R.O.S

27 de Dezembro 2017

A exposição internacional “International Surrealism Now”, concebida pelo artista condeixense Santiago Ribeiro, foi inaugurada no sábado (23), no Museu Multimédia P.O.R.O.S, em Condeixa-a-Nova, onde irá permanecer até 31 de Janeiro.

A exposição conta, agora, com a contribuição de mais de 100 artistas, de cerca de 48 países dos cinco continentes, com obras de pintura e escultura.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Nuno Moita, e da curadora, Cláudia Ferreira, que explicou as origens do movimento surrealista. “Na década de 20 do século XX, surge o surrealismo como movimento na arte e compromisso na vida”, o que originou um debate acerca do que é a realidade e as formas como o artista pode actuar sobre ela.

De acordo com a responsável, “esta exposição, entretanto, segue o próprio conceito de montagem surrealista e pretende iludir os ‘quadros’, com as obras a serem agrupadas de acordo com sensibilidades visuais”, acrescentando que as obras “são pedaços de composições mais vastas, que visam proporcionar ambiências específicas”.

A mostra, que tem algumas obras patentes, esporadicamente, nos famosos ecrãs de Times Square, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, até final do ano, passa também pelo concelho de Condeixa, contando com o apoio da Fundação de Bissaya Barreto, da Câmara Municipal e do norte-americano MagicCraftsman Studio.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com