Coimbra  29 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho vence prémio BPI “La Caixa”

4 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho vence prémio BPI “La Caixa”

A Santa Casa da Misericórdia foi distinguida pelo BPI “La Caixa” – Infância 2020, com o projecto “SER+FAMÍLIA”, que se destina à promoção de competências parentais em famílias com menores a cargo e em situação de vulnerabilidade.

De forma a reforçar este objectivo, será implementada uma intervenção com cada elemento do agregado familiar, ao nível das competências pessoais e sociais, em todos os âmbitos da vida.

Neste sentido, a intervenção, no domicílio, focará competências e supervisão parental, projectos educativos de filhos, projectos de vida de cada elemento do agregado, rotinas diárias, comunicação, competências domésticas como a higienização e organização da habitação, educação para a gestão consciente e priorizada de orçamento familiar e competências sociais.

Em termos sociais, pretende-se, ainda, a redução da dispersão de apoios e a multiassistência, bem como a diminuição de apoios da Segurança Social.

A Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho destaca a importância da parceria com a Associação Humanitária do Baixo Mondego – Escola de Infantes e Cadetes, na inclusão de crianças e adolescentes num projecto de grupos de pares, com tutores destacados para um conjunto de actividades direccionadas para a Saúde, Desporto, Educação, valores cívicos e de desenvolvimento pessoas e relacional.

No final do projecto, será divulgado, publicamente, um manual inspirado na intervenção, com reflexões sobre práticas implementadas e aprendizagens adquiridas, que possa ser replicado e adaptado a outras realidades e/ou populações.