Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho premiada pela Fundação “La Caixa”

10 de Maio 2023 Jornal Campeão: Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho premiada pela Fundação “La Caixa”

A Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho recebeu o Prémio Infância 2022 da Fundação “La Caixa” pelo seu projecto SER+FAMÍLIA 2.0. Este projecto é um programa de capacitação parental que visa proteger crianças e jovens que se encontram em situação de risco no concelho de Montemor-o-Velho.

O SER+FAMÍLIA 2.0 capacita os responsáveis parentais em todos os âmbitos de vida, garantindo a protecção e segurança dos menores. O programa garante também a reintegração segura da criança na sua casa, após ter sido acolhida em instituição ou junto de outra pessoa cuidadora (Reunificação Familiar).

O projecto ainda oferece momentos de encontro gratificantes e supervisionados entre responsáveis parentais e filhos em situação de separação e conflito (Ponto de Encontro). Além disso, o SER+FAMÍLIA 2.0 previne e combate a pobreza e exclusão social, mobilizando os Bancos Solidários da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho para a entrega de alimentos, medicamentos, produtos e equipamentos para bebés, grávidas, puérperas e ajudas técnicas.

O programa também disponibiliza consultas de avaliação e acompanhamento psicológico gratuitas para crianças, jovens ou responsáveis parentais em intervenção. O SER+FAMÍLIA é implementado por uma equipa multidisciplinar que intervém em contexto domiciliário e no Gabinete de Intervenção e Inovação Social da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho, em horário alargado.