Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Salão Brazil na Baixa de Coimbra apresenta várias iniciativas

6 de Abril 2022 Jornal Campeão: Salão Brazil na Baixa de Coimbra apresenta várias iniciativas

O Salão Brazil apresenta um conjunto de propostas que sobem ao palco da Baixa de Coimbra, de quinta-feira a domingo, que sintetizam na perfeição o espírito da casa: diversidade estética e o prazer de descoberta das músicas que marcam a actualidade.

Do fenómeno Marina Sena, (talvez o nome mais falado na música brasileira nos últimos meses) aos Bandua, que pegam nas raízes musicais da Beira Baixa e as devolvem à contemporaneidade, o Salão recebe todos os interessados.

Uma das maiores revelações da música Pop brasileira, Marina Sena inicia no Salão Brazil, amanhã (7), a sua primeira digressão europeia em nome próprio.

Depois do lançamento do disco de estreia “De Primeira”, Marina Sena conquistou uma vasta legião de fãs. Com influência diversas, que vão do indie ao funk, do samba ao reggae, Marina tornou-se, em apenas alguns meses, numa das artistas com mais impacto mediático no Brasil.

O sucesso comercial veio acompanhado pelo reconhecimento da crítica, e Marina arrecadou três categorias dos Prémios Multishow (Revelação do Ano, Experimente e Capa do Ano), contou com duas nomeações para os WME Awards (Revelação e Música Alternativa), e os seus videoclipes alcançaram milhões de visualizações.

Na sexta, dia 8, o Salão acolhe Victor Torpedo “THE POP KIDS”, num concerto que integra o programa do Festival Santos da Casa. A ocasião é, portanto, especial. Este concerto servirá de apresentação a “Meet Me In The Woods”, um novo EP que sucede ao disco “Punk/Pop And Soft Rage”, lançado em março de 2021. “Meet Me In The Woods” sai com a chancela da Lux Records e faz parte de uma edição especial (uma box) numerada e limitada a 100 exemplares – Total Torpedo – que incluirá os cinco discos a solo editados desde 2015, um livro de contos e ilustrações de título “Fantasma de Cabeceira / Tales From A Ghost” e uma T-shirt.

No sábado, dia 9, Julius Gabriel, Helena Espvall e Zbigniew Kozera trazem ao Salão o seu novíssimo projecto SEE YOU FOR LUNCH. Depois de uma residência artística, o trio actua em Montemor-o-Novo, Lisboa e Caldas da Rainha, terminando em Coimbra esta minidigressão que muito promete. Os três possuem trajectórias marcadas pela procura de esbater fronteiras, trabalhando os instrumentos de forma muito pessoal e exploratória e propondo-se a abraçar, com este projecto, um vasto território marcado por um certo folclore imaginário, grooves assombrados e texturas alucinatórias.

Finalmente, o final de tarde de domingo (10) será o cenário para a estreia em Coimbra dos BANDUA, num concerto que faz parte da primeira leva de apresentações públicas do duo de Edgar Valente e Bernardo D’Addario. Dos BANDUA, a imprensa especializada tem dito o melhor e, pode mesmo dizer-se que com um disco que nem sequer um mês tem, já possuem uma certa aura característica de projectos musicais mais veteranos. Nos Bandua, as raízes e o mundo encontram a síntese num trabalho que deve tanto à música tradicional portuguesa (recolhida sobretudo na Beira Baixa), tanto quanto à música electrónica global. Este também é um concerto que faz parte do programa do Festival Santos da Casa.