Coimbra  24 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Safari Zone, bombazine, EN1 e Raiva Rosa na semifinal do Metamorfose em Soure

15 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Safari Zone, bombazine, EN1 e Raiva Rosa na semifinal do Metamorfose em Soure

A decisão da classificação do Festival Metamorfose’23 começa com uma semifinal, que terá neste sábado, dia 16, pelas 21h30, em Soure.

Depois dos concertos dos Safari Zone, bombazine, EN1 e Raiva Rosa – durante a actuação da banda formada na Academia Rock On – o público e júri vão decidir os quarto e terceiro lugares e os dois finalistas que voltam a palco na noite de 22 de Setembro.

No final das actuações caberá ao público presente e ao júri Metamorfose’23 (composto por Carlos Cunha, Jessica Cipriano, João Paulo Castanheira e Eduardo Santiago) pontuar cada um destes projectos que se habilitam a prémios no valor total de 3.000 euros. A votação acontecerá durante a actuação da banda de jovens de Soure, preparada durante duas semanas de formação, de acesso gratuito, na .2.ª edição da Academia Metamorfose – Rock On, que vão actuar a 16 e 22 de Setembro. A semifinal acontece no âmbito do Pangeia, Festival Municipal da Juventude, que tem lugar no Parque de Bacelos, em Soure, com entrada livre.

O Festival Metamorfose, desde o ano passado coorganizado pela Academia de Música de Coimbra e o Município de Soure, recebeu nesta edição 55 candidaturas, a partir das quais o júri seleccionou os oito projectos – bombazine, Cobra ao Pescoço, Eduardo Branco, EN1, Leo the Painter, Raiva Rosa, Safari Zone e Sleep Therapy -, que se apresentaram em programas ao vivo entre 10 e 20 de Julho.

Foram 8.923 0s espectadores que assistiram às actuações em directo destes projectos, em oito programas que totalizaram 2.335 horas de visualizações. Mais de 3.500 votaram no site festivalmetamorfose.com no seu projecto musical preferido, entre 21 e 24 de Julho, período durante o qual também o júri pontuou os candidatos. E os escolhidos para actuar na semifinal foram Safari Zone, bombazine, EN1 e Raiva Rosa.

Os lisboetas Safari Zone são uma banda de ‘indie rock’ que transporta o público numa viagem imersiva, com músicas que são jornadas introspectivas. Os bombazine também chegam da capital, com músicas feitas de “pura amizade, ritmo, boa disposição e calçado confortável”. Os EN1 são uma banda de Leiria, com um estilo onde o rock é predominante, com distorção, solos e ‘power chord’. De Bragança chegam os Raiva Rosa, formados em 2019, com o rock como essência e lançaram este ano o seu primeiro álbum, “O Gato Matou a Curiosidade”.

O Festival

Em 2021, a Academia de Música de Coimbra criou o Festival Metamorfose para dar palco e público a novos talentos. Os concorrentes actuaram num estúdio, com os concertos a serem transmitidos em ‘live streaming’.

Para a classificação final contaram os dados da visualização dos directos, os votos de um júri composto por quatro elementos e do público em geral.

Passada a pandemia, o conceito evoluiu e o Festival passou a ser coorganizado com o Município de Soure. À dimensão de concurso nacional de música, aberto à participação de projectos a solo ou em grupo, com composições originais, juntou-se a actuação ao vivo dos quatro finalistas. E os prémios monetários com um valor total de três mil euros mantiveram-se.