Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Sabores de Outono regressam à Lousã

17 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Sabores de Outono regressam à Lousã

De 20 de Outubro a 1 de Novembro, os 21 restaurantes aderentes darão as boas-vindas aos apreciadores dos Sabores de Outono. Este festival gastronómico, uma iniciativa da Câmara Municipal da Lousã em parceria com a Associação Empresarial Serra da Lousã, cimentou o seu estatuto como um dos eventos culinários mais destacados na região.

A singularidade do festival reside na exaltação de produtos típicos como cabra, cabrito, coelho, javali, castanha, abóbora, cogumelos, entre outros. Estes ingredientes são sublimados pela mestria na confecção tradicional, acrescida de uma pitada de inovação e novas abordagens gastronómicas. Para além disso, não é rara a presença de produtos premium, tais como o Mel DOP Serra da Lousã e o Licor Beirão.

Este ano, ao longo dos 13 dias do festival, que engloba um fim-de-semana prolongado, os habitantes da Lousã e os visitantes poderão desfrutar de um programa de animação e eventos paralelos ao festival. Estão agendados pelo menos “Um evento por dia…”, excepção feita ao dia 1 de Novembro. Apresentações de livros, caminhadas, visitas guiadas, ateliers de marionetas, sessões culturais para os mais novos, bem como o evento “Bolinhos e Bolinhós” e outras actividades prometem enriquecer o calendário. Um dos momentos em destaque será a visita guiada à Exposição “Retratos Contados”, com a notável participação do reconhecido ator Ruy de Carvalho.

Para além do programa de animação, a Câmara Municipal lançou novamente o desafio aos agentes locais para criarem ofertas promocionais para os participantes no festival, englobando descontos em estadias, brindes e passeios guiados, entre outras actividades.

Estas promoções somam-se à iniciativa tradicional da autarquia, que oferece aos participantes do festival a oportunidade de concorrerem a três prémios a sortear no final do evento. Estes prémios incluem estadias, refeições e cabazes de produtos locais, bastando para isso o preenchimento de um inquérito.

Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal, afirmou que “a gastronomia na Lousã é um forte chamariz para os visitantes, graças à qualidade da nossa oferta gastronómica, que se evidencia ao longo de todo o ano, mas com especial destaque durante este tipo de eventos”. Acrescentou ainda que “tal como já aconteceu com o Festival Gastronómico da Chanfana e com os Fins-de-Semana Gastronómicos do Cabrito, contamos com uma adesão entusiástica, à qual contribuirá, sem dúvida, o programa de animação que preparámos para cada um dos dias do evento”.