Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Sabores da Escrita” homenageia Luís de Sttau Monteiro no próximo dia 5 de Abril

28 de Março 2024 Jornal Campeão: “Sabores da Escrita” homenageia Luís de Sttau Monteiro no próximo dia 5 de Abril

No próximo dia 5 de Abril, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra dará as boas-vindas ao regresso da iniciativa “Sabores da Escrita”, desta vez com uma edição dedicada ao universo de “Sttau Monteiro, um gastrónomo no 25 de Abril”.

A conferência de entrada livre, que será proferida por Ana Marques Pereira, do centro de investigação DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é o ponto de partida para esta jornada de descoberta. A palestra mergulhará nos conhecimentos gastronómicos e literários de Luís Sttau Monteiro, um homem cuja vida e obra transcendem fronteiras e desafiam convenções.

Além da conferência, os participantes terão a oportunidade de desfrutar de um jantar temático, que requer marcação até ao próximo dia 3 de Abril. Este evento contará com a colaboração teatral da Companhia Bonifrates, prometendo uma experiência sensorial única.

Luís Sttau Monteiro, reconhecido escritor e gastrónomo, será o grande homenageado desta edição dos “Sabores da Escrita”. Num momento em que se celebra a Revolução dos Cravos, é pertinente recordar a figura de um homem que, para além de ser um escritor oposicionista ao Estado Novo, também se destacou pelo seu conhecimento e paixão pela gastronomia.

Os escritos de Sttau Monteiro, muitos deles publicados anonimamente ou sob pseudónimo, revelam não apenas um entendimento profundo da culinária, mas também uma perspectiva crítica sobre a sociedade em que vivia. Ana Marques Pereira, numa investigação minuciosa, identificou até 14 variantes dos pseudónimos utilizados pelo autor.

Infelizmente, um dos sonhos de Sttau Monteiro, a publicação de um ambicioso “Dicionário da História da Alimentação”, nunca se concretizou. No entanto, o seu legado continua a inspirar e a enriquecer o panorama cultural e gastronómico português.

O programa da próxima edição dos “Sabores da Escrita” terá início às 20h00, com a conferência de Ana Marques Pereira, seguindo-se o jantar temático às 20h30. A inscrição para o jantar é feita através do e-mail dct@cm-coimbra.pt, até 3 de Abril, e está limitada a 60 pessoas. O custo por pessoa é de 22,50 euros e inclui uma ementa composta por pratos como Gnochi à la romana, Omolette Arnold Bennet, Ovos mexidos de “coentrada”, Carapaus de “coentrada”, entre outros, culminando com uma sobremesa de gelado de café com geleia de morango, acompanhados por uma selecção de bebidas.